• Frete Grátis Em Toda Loja!
  • 1° troca grátis até 7 dias
  • Até 10x sem juros

Exercícios Físicos

5 tipos de abdominais para definir e emagrecer com saúde

Publicado em 22.02.2021 | comentários
37 visualizações
Imagem do autor Iolanda Cristina
Iolanda Cristina
Redator da Holyfit

O abdômen é uma parte do corpo que geralmente as pessoas prestam mais atenção, afinal, essa região concentra boa parte daquela gordurinha indesejada, que acaba sendo uma das primeiras a serem notadas ao se olhar no espelho. No entanto, existem 5 tipos de abdominais que são capazes de te ajudar a perder medidas e ter a tão sonhada barriga chapada. 

Esses exercícios podem ser feitos tanto em casa quanto na academia, porém é importante ter cuidado durante sua execução para evitar danos na coluna e até mesmo acidentes. Além disso, é importante salientar que praticar somente abdominal não garante os resultados que você espera, pois é preciso alinhar o treino com uma alimentação balanceada.

Por isso, se você busca por uma melhor estética nesta região, saiba que para atingir o seu objetivo é necessário ter foco, como também uma dieta rica e variada, que contempla todos os nutrientes necessários para o corpo se manter saudável, refletindo diretamente no aspecto estético. Para saber quais são os tipos de abdominais mais recomendáveis para emagrecer com saúde, veja os próximos tópicos.

blog 5 tipos de abdominais 1

Tipos de abdominais

Melhor do que perder medidas, é fazê-lo com saúde, pois isso nós da HolyFit trouxemos 5 tipos de abdominais para você começar a praticar regularmente. Saiba como praticar cada um e aproveite os seus benefícios. Além disso, no final deste texto você ainda encontra informações importantes como quantas abdominais por dia para definir a barriga. 

1 - Abdominal supra (iniciante)

Se você ainda não tem o hábito de fazer abdominal, pode começar pelo abdominal supra, tendo em vista que exige movimentos simples e garantem resultados satisfatórios se feito corretamente. Para fazer esse tipo de abdominal, deite-se sobre um tapete (nome) e flexione as pernas com os joelhos indicados para cima.

Deixe a sola dos seus pés firmes no chão e alinhados ao quadril, assim, mantenha as mãos nas orelhas e comece a fazer o levantamento do tronco utilizando exclusivamente a força do abdômen. Neste tipo de abdominal não é necessário encostar o peito nos joelhos, por isso, assim que você atingir uma altura próxima aos joelhos, volte a posição deitada e repita o treino.

blog 5 tipos de abdominais supra

2 - Abdominal com braços cruzados (iniciante)

O treino abdominal com braços cruzados também é uma opção simples que pode ser feita por iniciantes. Este exercício é parecido com o modelo tradicional, porém diferencia-se na posição dos braços e das mãos, tendo em vista que nesse caso você precisa deixar os braços cruzados, tocando as mãos no peitoral.

Assim, estando deitado com as pernas flexionadas e joelhos indicados para cima, comece a levantar e abaixar o tronco utilizando somente a força do abdômen. Para evitar que você se machuque, utilize uma técnica de respiração, na qual ao subir o tronco, solte o ar dos pulmões e ao descer inspire o ar. 

blog 5 tipos de abdominais cruzado

3 - Abdominal prancha (intermediário)

Sendo muito popular nos treinos de academia, o abdominal em formato de prancha, ou também conhecida como ponte, é de execução de nível intermediário, tendo em vista que exige mais força do indivíduo. Este modelo consiste no seguinte, estando de bruços, apoie o seu corpo nos braços (do cotovelo às mãos) e nas pontas dos pés.

Assim, mantenha o seu corpo ereto e comece a fazer a contração do abdômen. Você não precisa realizar nenhum movimento a mais nesse exercício, basta permanecer nesta posição de acordo com o que o seu treinador indicou ou até o quanto o seu corpo aguentar. Uma dica é evitar empinar o bumbum, tendo em vista que o corpo precisa ficar totalmente ereto para o treino dar certo.

blog 5 tipos de abdominais prancha

4 - Abdominal na bola suíça (intermediário) 

Se você possui uma bola suíça em casa ou na academia, pode aproveitar para fazer um exercício super bacana, que tem como foco absorver todos os esforços no abdômen de forma mais leve. Para fazer esse exercício, mantenha as costas alinhadas na bola e deixe os pés no chão.

Assim, comece a fazer a flexão do tronco até atingir o ângulo de 90º, em seguida, volte a posição deitada e faça a repetição dos movimentos. Você pode manter as mãos posicionadas próximas da orelha ou deixar os braços cruzados no peito. Esse treino é indicado para quem sente dificuldade em treinar no chão. 

blog 5 tipos de abdominais bola suica

5 - Abdominal remador (avançado)

Quem é praticante de crossfit provavelmente já conhece o abdominal remador, pois esse exercício trabalha todo o tronco em um só movimento. Para fazê-lo, é necessário se deitar e manter os braços estendidos no chão, como se estivessem indicados para cima. Dessa forma, comece a fazer a flexão do tronco, quadro e das pernas, indicando os joelhos para cima.

Depois disso, retorne a posição de início e repita os movimentos. Uma dica para fazer esse exercício da forma correta é realizá-lo com calma, tendo em vista que esse exercício flexiona várias partes do corpo, também é importante prestar atenção para não forçar o pescoço.

blog 5 tipos de abdominais remador

Quantas abdominais por dia para definir a barriga?

Provavelmente você já deve ter conhecido o mito sobre a quantidade ideal de abdominal para definir a barriga, não é mesmo? No entanto, saiba que diferente do que muitas pessoas dizem por aí, a quantidade ideal de abdominal por dia é de pelo menos 3 séries de 25. 

Além disso, é um mito o conceito de que é preciso fazer abdominais todos os dias para garantir resultado mais rápido. Assim como todos os tipos de treinos, os abdômen devem ser feitos de forma constante, não necessariamente todos os dias. Para chegar ao resultado mais rápido, alie o treino com uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis.

blog 5 tipos de abdominais 6

Curtiu o post? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam os 5 tipos de abdominais para definir a barriga. Aproveite para ver o nosso conteúdo sobre hipertrofia em casa: como ganhar massa sem ir à academia. 

Comentários

Holyfit e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.