icone sacola
0
Seu carrinho está vazio :(

Clique aqui e seja exclusivo!

botão whats

Exercícios Físicos

Benefícios dos exercícios aeróbicos: entenda com a Holyfit!

Publicado em 25.03.2022 | comentários
58 visualizações
Imagem do autor Ricardo Alves
Ricardo Alves
Redator da Holyfit

Quem não deseja dar aquele "up" na saúde e também ter uns quilinhos à menos na balança? Pois saiba que esses são apenas alguns dos benefícios que a prática de exercícios aeróbicos podem oferecer! Até mesmo o nosso humor pode melhorar com um bom treino aeróbico feito regularmente!

Quer saber a lista completa de benefícios? Então continue a leitura e confira todas as vantagens que os praticantes de exercícios aeróbicos usufruem. Agora não tem mais desculpa para começar a treinar, hein?

9 benefícios dos exercícios aeróbicos regulares para sua saúde

O exercício aeróbico é aquele que utiliza grande parte do corpo em movimentos que podem variar entre simples e complexos. Tal movimentação acaba utilizando grandes quantidades de energia, aí que o oxigênio entra em ação. O ar que respiramos é importantíssimo no processo e até dá nome aos exercícios.

Quem deseja queimar gordura com mais eficiência pode se aproveitar desse gasto para diminuir alguns números na balança, mas saiba que as vantagens do treino aeróbico não param por aí. Confira todos os benefícios do treino aeróbico na sequência!

1- Melhora a circulação sanguínea

Como citamos anteriormente, o organismo precisa de grandes quantidades de oxigênio durante a realização da prática aeróbica. Dessa forma, também precisamos que a circulação sanguínea ocorra de forma eficiente para todos os órgãos. É interessante notar que essa eficiência continua mesmo após o término do treino.

Não só a velocidade da circulação é impactada, mas também sua qualidade. Afinal, o organismo sabe que precisa evoluir em áreas específicas para suportar a nova demanda. Treine de forma cuidadosa e contínua para obter essa melhora na sua circulação sanguínea!

melhora-a-circulacao-sanguinea

2- Reforçam a imunidade

De forma simplificada, a imunidade diz respeito à capacidade do organismo de combater qualquer agente causador de problemas no corpo. Todos sabemos como a prática regular de exercícios físicos faz a diferença na saúde. O treino aeróbico chega como uma opção viável e estimulante para o organismo!

Lembre-se de que, para obter uma imunidade maior, é preciso unir os exercícios com uma alimentação balanceada e o mínimo de sono por noite. Isso parece difícil nos dias atuais, em que desempenhamos cada vez mais atividades em um dia. Mas é preciso ressaltar que investir na saúde também é aprimorar a performance no dia a dia.

reforca-a-imunidade

3- Auxiliam na musculatura

Sim, os exercícios aeróbicos também podem te ajudar a desenvolver seus músculos. É claro que eles são menos eficientes nesse quesito quando comparados com a musculação, mas por que unir os dois em um treino ainda mais eficiente? O crossfit, por exemplo, trabalha força e resistência em cada movimento. Acesse nosso post e confira mais opções.

auxilia-na-musculatura

4- Melhora a saúde do coração

Você já deve ter feito a assimilação, não é mesmo? O coração age diretamente no bombeamento de sangue – e oxigênio – por todo o corpo. Além de impactar todo o organismo, a melhora no desempenho desse órgão ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

As chances de placas de gordura em artérias e veias também diminuem em praticantes da modalidade aeróbica. O sistema cardiovascular está diretamente ligado a todas as outras partes do corpo. Praticar exercícios que trabalhem essa área, pode ser uma ótima forma de obter mais qualidade de vida!

melhora-saude-do-coracao

5- Diminui as chances de diabetes

Pacientes com diabetes acabam tendo muitos problemas devido ao uso incorreto da glicose pelo organismo. Essa substância é basicamente a forma do açúcar no sangue e, se estiver em quantidades muito grandes, pode acabar prejudicando todo o corpo.

A prática aeróbica chega para combater o sedentarismo e, consequentemente, diminuir as chances de diabetes tipo 2. O controle da glicose pelo organismo também é mais eficiente quando praticamos exercícios de forma regular, o que acaba diminuindo as chances de diabetes do tipo 1.

diminui-a-chances-de-diabete

6- Diminui a quantidade de colesterol ruim

Combater o excesso de gordura não está relacionado apenas à questão estética. Quando existe uma quantidade muito grande de gorduras na corrente sanguínea forma-se o colesterol, que possui o tipo bom e também o tipo ruim. O tipo ruim é chamado de LDL e não pode ser absorvido com muita facilidade pelo organismo.

Já o colesterol bom se chama HDL e também deve estar em níveis corretos. O treino aeróbico regular consegue regular os dois tipos e garantir que o colesterol ruim esteja em níveis mais baixos. Ah, quem tem problemas nas articulações também pode praticar os exercícios aeróbicos. Procure por movimentos de baixo impacto e já comece seus treinos!

diminui-quantidade-de-colesterol-ruim

7- Promove bem-estar e relaxamento

Quem nunca teve um dia estressante e não conseguiu descansar mesmo no momento de lazer? Isso acontece porque vamos acumulando estresse e tensões no corpo que podem até desenvolver problemas mais graves. Nesse momento, a prática de atividades aeróbicas vem como uma grande aliada de quem só quer um bom descanso.

Praticar exercícios aeróbicos é uma ótima forma de liberar essa tensão e ainda impactar na saúde corporal. Além disso, o cérebro libera o famoso hormônio da felicidade – a endorfina – e outras substâncias que ajudam a regular nosso humor e garantir uma boa saúde mental.

promove-bem-estar-e-relaxamento

8- Combate à perda cognitiva

Doenças como Parkinson e Alzheimer estão diretamente relacionadas com a perda cognitiva, que pode surgir a partir de uma série de fatores. Uma vida sedentária é um deles e pode ter suas consequências aumentadas com a chegada da idade avançada.

Um bom treino aeróbico ajuda na manutenção do corpo e da mente, evitando essas e outras doenças que podem comprometer nossas habilidades cognitivas. Inclua pelo menos 3 treinos na sua semana para ter resultados visíveis em pouco tempo!

combate-a-perda-cognitiva

9- Reforça a saúde dos ossos

Eles alcançam diversas partes do corpo, com o sistema esquelético isso não seria diferente. Quando praticamos atividades físicas, nosso organismo sintetiza melhor as substâncias que estão presentes no osso - como o cálcio e as proteínas.

Dessa forma, nosso corpo consegue realizar a manutenção e fortificação dos ossos com mais eficiência. Problemas de fragilidade também são evitados, como é o caso da osteoporose. Motivos para começar seu treino aeróbico é o que não falta!

Não precisa começar com um treino muito pesado. Alguns exercícios são tão simples que podem ser feitos dentro de casa! Quem não gosta de ir à academia ou tem pouco espaço na agenda, consegue otimizar o tempo sem abrir mão da saúde. Veja nosso post com opções de exercícios bem explicados e já coloque no seu treino!

ronava-saude-dos-ossos

Gostou do post? Agora você já sabe porque os exercícios aeróbicos são tão indicados para a manutenção da boa saúde. Quem já pratica outras atividades também pode incrementar esses movimentos na rotina de treinos para maximizar os resultados, mas sempre com parcimônia e respeitando os próprios limites.

Continue acompanhando o blog da Holyfit para receber outros conteúdos como esse e até a próxima!

Comentários

Holyfit e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.