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Dicas

Alimentos que dão energia: conheça 5 opções estimulantes

Publicado em 01.09.2021 | comentários
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Ricardo Alves
Redator da Holyfit

Energia, é isso que queremos ao longo da semana – e antes do treino também, não é mesmo? Afinal de contas, tem dias que o corpo parece não corresponder. Então, para esses momentos em que a disposição está lá embaixo, nós trouxemos alguns alimentos que dão energia e te ajudam a ter disposição!

Já adiantamos que não apenas comidas, também há bebidas. A título de comparação, a nossa lista é repleta do espinafre do Popeye! E aí, vamos conhecer os alimentos impulsionadores? Continue lendo que te contamos na sequência.

5 alimentos para ter disposição

Nós somos aquilo que comemos, essa é uma frase clichê, mas que faz total sentido. Se nossa alimentação é pobre em alimentos enérgicos, qual será a fonte de energia do corpo? É ilógico. Por isso, para ter um corpo disposto é preciso ter um cardápio com os seguintes alimentos. Confira a lista:

1. Frutas com carotenoides

Melancia, goiaba e mamão. Estas são algumas sugestões de frutas ricas em carotenoides que precisam estar em seu cardápio. Perceba que os nutricionistas frequentemente as sugerem para o café da manhã, já percebeu isso? E eles toda a razão, além de serem deliciosas, são fontes de nutrientes.

Os carotenoides entram na questão da coloração. Eles são substâncias químicas que dão cor às frutas, especialmente os pigmentos amarelos, laranjas e vermelhos. Sabendo disso fica mais fácil escolher qual fruta comer cedo. Foque nelas e nas opções ricas em vitamina C. Assim como a próxima!

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2. Banana

Precisamos destacar essa deliciosa fruta, afinal de contas, ela é o compilado de nutrientes que o corpo precisa. Tanto em questões de vitaminas, fibras e potássio. Entre seus componentes mais importantes nós damos destaque para o triptofano. Substância química que influencia positivamente na serotonina.

Por sua vez, esse neurotransmissor tem a função de regular o humor e o sono. Em níveis regulares atua na prevenção de estresse e depressão. Por consequência, a falta de serotonina provoca cansaço mental e fadiga corporal.

E como a banana é deliciosa, nós até já preparamos um lanche pré treino com banana. Leia mais e vá treinar com energia. Confira o conteúdo completo!

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3. Açaí

O açaí é uma excelente fonte de energia para o corpo, isso porque é repleto de vitaminas B1, B2 e C, além de conter inúmeros antioxidantes. Porém não se engane. Essa fruta também é rica em gorduras – tome cuidado! Ela é uma das frutas que precisam de parcimônia na alimentação.

Quando sair para comer açaí com os amigos ou a família, coloque acompanhamentos mais saudáveis. Sabe aquele monte de bombom, calda de chocolate e afins? Então, dê uma maneirada. Opte pelas demais frutas, assim fica mais equilibrado.

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4. Nozes, castanhas e amêndoas

Se o açaí tem "gordura do mal", as oleaginosas possuem exatamente o contrário. As nozes, castanhas e amêndoas possuem as "gorduras do bem" que são excelentes fontes de magnésio, selênio e cobre. Todas essas substâncias químicas aumentam os níveis enérgicos corporais e ainda reduzem o estresse. Coma de lanche da tarde no serviço ou depois dos treinos.

Para te ajudar com essa segunda situação, nossos especialistas já fizeram um conteúdo bem interessante sobre lanches pós-treino. Leia para já saber o que comer quando terminar o exercícios. Confira!

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5. Chocolate amargo

Sabemos que você é fitness, calma! O chocolate é um dos alimentos gordurosos que devem ser reduzidos da dieta, porém de vez em quando dá vontade de comer, concorda? É para esses momentos que recomendamos o chocolate amargo. Além de possuírem menos açúcar ainda possuem o estimulante natural teobromina – ela é da família da cafeína e tem grande potencial impulsionador.

É interessante distribuir os alimentos durante o dia, concorda? Uma sugestão é comer as frutas cedo, no lanche da manhã uma banana, após o almoço um chocolate amargo e deixe algumas castanhas-do-Pará para o café da tarde. Se fizer isso, o corpo terá disposição o dia inteiro.

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3 bebidas para tomar e ter energia

Além dos alimentos sólidos, também é interessante ingerir bebidas com potencial estimulante. Fala sério, tem momentos em que nós precisamos apenas de um energético ou, melhor ainda, um café. Vamos conhecer algumas bebidas que dão energia e disposição?

1. Café

O café é a principal bebida do brasileiro e tornou-se um hábito tomá-lo – e muito gostoso, diga-se de passagem! Será que alguém ousa discordar? Bom, essa bebida é uma das favoritas devido a inúmeras substâncias. Por exemplo, trigonelina, menanoidinas, quinídeos, niacina, ácidos clorogênicos e a tão famosa cafeína.

Todos esses compostos colaboram para que o cérebro fique mais ativo, consequentemente, aumenta a concentração e na memória de curto prazo. É muito interessante tomar um copo de café antes de treinar. É um estimulante natural que vai te dar a disposição necessária para treinar.

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2. Chá de gengibre

O chá de gengibre estimula a produção de dopamina e serotonina. Ambos compostos químicos que promovem o bem-estar e bom-humor. Além, é claro, de aumentar a disposição graças a quantidade de cafeína presente. E não é apenas um estimulante natural, o chá de gengibre é desintoxicante e antioxidante. Por essa capacidade, o chá auxilia no funcionamento do sistema digestivo, circulatório e respiratório. Vale a pena tomá-lo!

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3. Pó de Guaraná

O pó de guaraná é poderoso, então, já ressaltamos que deve ser ingerido com parcimônia. Ele possui grandes quantidades de cafeína, por isso é um energético natural. Bom, tendo cautela é só adicioná-lo em vitaminas, sucos e chás. Ele auxiliará na disposição e dará mais ânimo.

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Todas essas opções são muito interessantes para ter energia! Tendo disposição o treino fica mais intenso e você conquista a hipertrofia. Para te ajudar nisso de uma vez por todas, confira a dieta para ganhar massa magra. Nesse conteúdo, nossos especialistas elencaram 8 dicas para conquistar a hipertrofia, leia!

Lembrando que essas opções são complementares à água. Hidrate-se conforme o recomendado e sinta o corpo livre de toxinas e cheio de disposição. Gostou dessas dicas? Pois saiba que semanalmente nós trazemos conteúdos com esse teor informativo. Continue acompanhando o blog da Holyfit e fique sempre por dentro do universo saudável. Te esperamos no próximo post, ate lá!

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