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Biotipo corporal: veja qual é o seu e melhore com resultados reais!

Publicado em 24.03.2021 | comentários
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Imagem do autor Ricardo Alves
Ricardo Alves
Redator da Holyfit

A galera que está se preparando para entrar no mundo fitness – e condicionar o corpo para ficar cada vez mais saudável e bem definido – sabe como é importante ter os exercícios certos para cada tipo de corpo! Por isso, entender qual o nosso biotipo corporal é essencial para obtermos resultados reais no treino!

Contudo, existem diversas informações na internet que podem nos confundir, por isso é essencial consultarmos um especialista na área antes de tomarmos qualquer decisão! Para te ajudar nisso, a Holyfit, com ajuda de nossos especialistas, desenvolveu um conteúdo completo explicando cada biotipo e indicando os melhores exercícios para eles!

Biotipo corporal: saiba qual o seu dentre os três modelos!

Pelos corredores da academia ou até mesmo entre amigos que costumam praticar exercícios físicos, é muito comum ouvirmos que cada um possui um biotipo corporal diferente.

Dentro do que a biologia nos informa, existem três possibilidades que são conhecidas como: ectomorfos, endomorfos e mesomorfos. Cada um possui uma especificidade e funcionam de uma maneira singular.

Mas você sabe o que é biotipo corporal? Segundo especialistas, ele se refere aos formatos de corpos humanos e como cada um se comporta. Além disso, para classificarmos um tipo de corpo é preciso considerar certos aspectos fundamentais, como ossos, músculos e metabolismo.

Assim, pessoas muito magras, mas que comem bastante comida, são classificadas em um modelo, já aquelas que têm mais dificuldade de emagrecer, ou até mesmo com um peso adequado e saudável, mas que aparenta ser mais “gordinha”, estão em outro grupo!

Tendo como base esses três pilares, nós montamos um guia completo para você entender onde o seu se encaixa e quais exercícios se encaixam melhor. Vem conferir!
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Ectomorfos - Magros e Pequenos

Sabe aquele amigo que pode comer o que for que não irá engordar, provavelmente ele possui um biotipo ectomorfo. As pessoas que se enquadram nessa categoria possuem corpos mais pequenos, com estrutura óssea menor, tendo ombros e peitoral pequenos, metabolismo rápido e bastante dificuldade para conseguir massa muscular.

Além disso, por possuírem um metabolismo extremamente acelerado, quando tem uma rotina de treino pesado, porém em algum momento decidem parar, todo o trabalho de tonificação e definição tende a ser perdido em pouco tempo.

Se você se encaixa nesse perfil, os exercícios mais indicados são os multiarticulares, que são caracterizados por serem ótimos para quem deseja trabalhar hipertrofia, já que são treinos isolados para cada grupo de músculos.

Agachamentos, flexões e levantamento terra são alguns exemplos de ótimos exercícios para quem é ectomorfo. Ademais, a alimentação aqui também é bastante importante! Como pessoas com esse perfil tendem a perder muita massa, é preciso uma ingestão calórica maior, focando nos carboidratos.

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Endomorfos - Redondos e Maiores

O biotipo endomorfo é representado por aquelas pessoas que possuem os membros inferiores maiores e robustos, em contrapartida os superiores que são pequenos e mais finos. Ou seja, quem tem esse tipo de corpo possui mais força nas pernas, já os braços são mais magros.

A composição estética de corpos desse tipo possuem o perfil mais redondo, ganhando gordura e musculatura mais facilmente, porém possuem dificuldade no emagrecimento, uma vez que o metabolismo é mais lento.

É importante compreender que para os endomorfos o ganho de peso vem muito atrelado ao ganho de gordura, por isso investir em exercícios aeróbicos e de queima rápida pode ser uma ótima alternativa.

Corrida, ciclismo e crossfit são alguns exemplos de exercícios físicos interessantes para quem é classificado nesse biotipo. O crossfit, por exemplo, além de ser uma modalidade que permite uma queima bastante rápida, também vem com o bônus de mesclar exercícios tonificadores, o que faz com que os músculos também sejam definidos.

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Mesomorfos - Meio Termo

A última categoria de biotipo de corpos é o mesomorfo. O nome nos dá uma pista para compreendermos quais as características para esse tipo. A palavra mesomorfo é composta pelo prefixo “meso” que significa meio ou médio, por isso pessoas com esse perfil possuem a habilidade de ganhar e perder peso e massa muscular com facilidade.

Pessoas mesomórficas são aquelas que possuem – naturalmente – um corpo mais definido, atlético e com o condicionamento físico elevado. Por isso, é comum atletas com esse biotipo participando de modalidades como fisioculturismo, que requer bastante trabalho corporal para eliminar gordura e ganhar massa magra.

Mas nem tudo são flores! Como possuem habilidade de ganhar e perder peso, ao mesmo tempo que emagrecem muito rápido, também engordam. Assim, o efeito sanfona é muito comum de ser visto em pessoas que possuem essa característica.

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Investir em exercícios que trabalham a habilidade cardiovascular podem ser muito interessantes, já que eles ajudam a acelerar o metabolismo, o que influencia diretamente no emagrecimento. Porém, é importante não esquecer o treino de definição, pois assim é possível evitar a catabolização!

Entender mais sobre o funcionamento do nosso corpo nos ajuda a compreender melhor como podemos incluir atividades físicas que realmente sejam adequadas para nossos objetivos. 

Contudo, mesmo compreendendo qual é o nosso biotipo corporal e sabendo como funciona nosso metabolismo, é importante consultar um profissional da área. Assim será muito mais fácil montar um treino que realmente te conduza ao seu objetivo final!

Gostando do nosso conteúdo? Por aqui nós sempre procuramos trazer textos informativos e super interessantes sobre o universo fitness. Continue aprendendo com a gente! Aproveite para fazer a leitura do nosso post sobre como funciona um treino de força e incremente ainda mais os seus exercícios físicos!

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