0
Seu carrinho está vazio :(

Clique aqui e seja exclusivo!

botão whats

Exercícios Físicos

Alongamento correto: A Holyfit te ensina!

Publicado em 13.10.2021 | comentários
31 visualizações
Imagem do autor Ricardo Alves
Ricardo Alves
Redator da Holyfit

Os exercícios físicos são indispensáveis quando o assunto é saúde. Eles controlam os índices de gordura, aumentam a resistência cardíaca, melhoram o sono, desenvolvem os músculos e previnem doenças.

São muitos os benefícios dessa prática, que inclui diversas opções. Basta definir uma meta e pesquisar exercícios que trabalhem os pontos desejados.

Mas em qualquer atividade física escolhida, é indispensável a prática do alongamento. São atividades simples que ajudam a prepara o corpo para os exercícios, além de aumentar a amplitude dos movimentos.
alongamento correto blog

Qual alongamento escolher?

Essa não é uma tarefa complicada, só requer um pouco de atenção e bastante informação. Temos um post bem completo que explica os diferentes tipos de alongamento e qual sua importância no treino. Vale a pena conferir.

Falando de forma resumida, existem alongamentos indicados para o pré-treino e outros para o pós-treino, cada um com uma função. Eles ajudam a melhorar o desempenho no treino e potencializar os resultados.

Pensando nisso, a Holyfit preparou uma seleção com movimentos simples e práticos que você pode praticar em casa ou mesmo na academia. Queremos que seu treino seja o melhor, confira:
qual alongamento escolher blog

Alongue todo o corpo com movimentos simples

Os alongamentos não devem ser muito complexos. Cuidado com os movimentos milagrosos que aparecem vez ou outra na internet. Eles normalmente não têm nenhuma base científica e podem até representar um risco.

Ao invés disso, faça movimentos simples que trabalhem as articulações do corpo todo. Um exemplo simples e que dá resultado é abrir a perna na linha dos ombros e, com o braço esticado, tentar tocar a mão direita no pé esquerdo e vice-versa.

Lembre-se de não dobrar o braço nem o joelho. Se já tiver mais flexibilidade, você pode afastar mais as pernas.
alonge todo corpo de maneira simples blog

Alongamentos para a coluna

Esses alongamentos são recomendados principalmente para quem tem dor na coluna. Realize o procedimento com bastante cuidado. Você pode, por exemplo, fazer o clássico movimento de tocar a ponta dos pés.

Para realizar corretamente basta ficar em pé e tentar tocar o dedão com a mão sem dobrar os joelhos, assim você trabalha a lombar e as pernas. Se não alcançar o dedão não tem problema, faça só até onde você consegue.

Outra opção é um movimento de extensão. Ainda em pé coloque a mão atrás do quadril e empurre ele para frente, jogando a cabeça para trás e deixando os pés bem paradinhos. Faça devagar e conte até 10.

Movimentos assim vão preparar sua coluna para os exercícios e trabalhar a extensão do seu corpo. Cuidado com aquela velha prática de deixar os pés fixos e girar o tórax com tudo. Esse movimento pode causar lesões na coluna.
alongamento para a coluna blog

Alongando os membros do corpo

Agora vamos falar de alongamentos para partes específicas do corpo. Eles são importantes porque melhoram a qualidade dos exercícios que serão feitos posteriormente.

Por exemplo, ao alongar o braço você trabalha o músculo e vai levantar pesos com mais facilidade e segurança. Veja alguns alongamentos que a Holyfit preparou para essas partes:

Alongamento para o Braço

Existem muitos alongamentos para essa parte do corpo, mas vamos focar em dois que são diretos e fáceis de fazer. O primeiro consiste em entrelaçar os dedos das mãos e virar a palma para frente, esticando bem os braços. A coluna deve estar reta.

Você também pode usar uma das mãos para empurrar o cotovelo do outro braço, fazendo um movimento lateral. Coloque seu queixo no ombro do lado que está sendo esticado. Seus dois braços vão formar um T. Bem simples, né?
alongamento para o braco blog

Alongamento para a Perna

A perna é mais um dos membros que devem ser alongados com cuidado. Para alongar as pernas você pode dobrar levemente um joelho de uma perna e estender a outra.

Apoie suas mãos nos joelhos e flexione levemente a perna escolhida, depois repita o processo no outro membro. Você também pode encostar um pé no bumbum, dobrando o joelho, e usar a mão do mesmo lado para segurar ele ali por mais tempo.

Esse segundo exercício deve ser feito em pé, se estiver com dificuldades para manter o equilíbrio apoie a outra mão em algo. Os dois exercícios seguem o princípio básico de trabalhar as articulações e preparar o músculo para outras atividades.
alongamento para as pernas blog

Alongamentos pós-treino

Ao final do treino é importante se alongar para dispersar um pouco do estresse causado no corpo pelos exercícios. Prefira movimentos que são realizados no chão, para economizar as energias. Um bom exemplo é o alongamento cobra.

Ele consiste basicamente em deitar de bruços, colocando as mãos na linha do ombro e levantando a cabeça e a coluna devagar, até sentir o alongamento na lombar. Quando isso acontecer fique na posição por mais alguns segundos. Lembre-se de que os pés também devem estar esticados.

Outro movimento para o corpo todo pode ser feito da seguinte forma: deite no chão (dessa vez com a barriga para cima) estique todos os membros no formato de cruz e traga uma perna até o umbigo, dobrando o joelho.

Depois coloque-a sobre a outra perna, girando o tronco. Fique na posição por 30 segundos e depois troque de lado. Mantenha o corpo todo fixo no chão enquanto faz o movimento e não flexione a perna que não está sendo alongada.
alongamento pos treino blog
Gostou das dicas? Então compartilhe com seus amigos e ajude mais pessoas a terem um treino saudável e fora de perigos. Continue acompanhando o blog da Holyfit para mais dicas incríveis. Até o próximo post!

Comentários

Holyfit e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.