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Dicas

Como se preparar para fazer trilha: desempenho físico e acessórios

Publicado em 15.07.2021 | comentários
8 visualizações
Imagem do autor Ricardo Alves
Ricardo Alves
Redator da Holyfit

A experiência de fazer uma trilha precisa estar no histórico de vida de todas as pessoas. A sensação de estar imerso em meio a natureza é incrível, aliás é uma forma libertadora de sair da rotina e da loucura das cidades. Pensando nesse bem-estar que as trilhas proporciona para a mente, nós vamos tirar algumas das principais dúvidas sobre o assunto: como se preparar para uma trilha e o que levar? Continue lendo para conhecer as dicas de treino e o checklist de acessórios que preparamos para você. Vamos ler?!

5 dicas de preparo físico para fazer trilha

Não pense que para fazer uma trilha é só sair de casa e entrar no meio da natureza. A atividade exige um preparo físico proporcional a dificuldade da trilha. Pensando nessa lógica, uma trilha de 2km com dificuldade baixa é preciso alguns minutos de caminhada semanais para fortalecimento muscular e cardiorrespiratório. 

É necessário passar horas na academia? Não. É preciso que você tenha frequência de treino. Em outras palavras, não adianta uma semana antes da trilha sair caminhar 3, 4 ou 5 horas, é preciso que o corpo receba esse treinamento "parcelado". Para ficar mais fácil, nós separamos algumas dicas para você: 

blog como se preparar para fazer trilha 4

1. Treine caminhadas ao ar livre 

Caminhar na esteira é algo muito rígido e não proporciona ao corpo a real sensação de andar em diferentes níveis e tipos de solo. Sendo assim, faça caminhadas ao ar livre pela cidade. Exercitar em parques também é muito válido, mas não se limite a ficar dando volta em círculos nas vias de caminhadas externas, saia pela cidade mesmo! 

2. Treine força muscular

O treinamento de caminhada é para resistência, mas ele não é suficiente para te ajudar a não ter dificuldades ao fazer uma trilha. É essencial que seu corpo tenha força para andar em solos íngremes, escalar rochas no caminho e carregar a mochila nas costas. Portanto, treine a força muscular plenamente, tanto em membros superiores e inferiores como os do core. 

Para facilitar a sua pesquisa, nós montamos um conteúdo bem interessante com treino de pernas e outro para abdominal – um dos músculos do core. Leia para conferir os exercícios específicos. 

3. Fortaleça o sistema cardiovascular

Bom, os treinos anteriores estão envolvidos aqui também, porém nós queremos destacar a importância do sistema cardiovascular. Um sistema fortalecido irriga melhor os músculos, diminui o cansaço e oxigena com primor todas as áreas corporais. Por isso, conheça 8 exercícios para treino cardiovascular e escolha o que mais lhe agrada. Ah, e pratique! 

4. Faça refeições saudáveis 

Fast food, comidas repletas de gorduras ou muito açucaradas são prejudiciais para o desenvolvimento da resistência, sem falar que elas diminuem a disposição para treinar. Sabendo disso, alimente-se com comidas saudáveis e leves. 

Para ficar mais fácil, conheça as opções de lanche pré-treino e veja o que comer no pós-treino, em ambos conteúdos nós demos dicas de lanches saudáveis e práticos de preparar. Também são belas refeições para levar na trilha, já pensou? 

5. Durma bem!

Dormir é a chave para ter um corpo saudável, é durante o sono que os músculos se recuperam dos treinamentos e sua mente relaxa para o dia seguinte. Deste modo, procure fazer a "higiene do sono" antes de dormir. Deixe o celular de lado, nada de músicas altas ou agitadas, nem mesmo beba álcool, café ou energéticos. Procure ficar em paz, ou seja, não evite discussões, assim a adrenalina permanece em repouso e seu corpo adormece mais rápido.  

Checklist: o que levar para trilha 

Bom, agora que já falamos sobre o preparo físico para uma trilha, precisamos alinhar o que é necessário levar na mochila, não é mesmo? Sempre vemos as fotos dos amigos com mochilas enormes nas costas, e nos perguntamos: o que será que tem lá dentro? Sem dúvidas, bate a curiosidade! Por isso, fomos atrás desse mistério e descobrimos tudo para você.

Então, continue a leitura para descobrir tudo o que é essencial em uma trilha. Aproveite para usar o checklist na hora de arrumar tudo, uma vez estando imerso na natureza não tem como volta pra buscar qualquer coisa, não é verdade? 

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1. Documentos pessoais 

Nunca devemos sair de casa sem documentos pessoais, ainda mais se for para um trilha. Pois, eles são imprescindíveis para regulamentação e fiscalização. Dê preferência para um documento com foto.

E não se esqueça de levar a carteirinha do plano de saúde ou do SUS, mesmo com todo cuidado, não sabemos quando pode acontecer um acidente. 

- RG e CPF; 

- Habilitação;

- Passaporte; 

- Carteira plano de saúde ou SUS. 

2. Cuidados pessoais 

Neste ponto abordamos o que é essencial para a maioria, lembrando sempre: são os cuidados que seu corpo precisa, dessa forma você tem total liberdade para acrescentar demais itens que julgar necessários para a trilha.

- Protetor solar; 

- Repelente; 

- Lenço umedecido; 

- Álcool em gel; 

- Bastão para caminhada.

3. Segurança e emergência

Emergências podem acontecer – isso é fato! – sabendo disso, esteja preparado para inúmeras hipóteses e tenha sempre os acessórios a seguir por questões de segurança. Veja quais são: 

- Canivete; 

- Faca; 

- Apito; 

- Cobertor; 

- Lanterna; 

- Bastão de luz química; 

- Dinheiro em cédulas; 

- Isqueiro ou pederneira.

4. Vestimenta

O vestuário é um dos mais importantes pontos, uma vez que estar com uma blusa desconfortável ou uma calça que dificulta a passada, a aventura torna-se extremamente desgastante. Por isso, prepare-se com antecedência com os seguintes aparatos:

- Jaqueta corta-vento;

- Blusas térmicas; 

- Blusas com repelente; 

- Calças; 

- Meias próprias para trilha; 

- Óculos solar; 

- Boné, gorro ou viseira; 

- Botas ou tênis próprios para trilha;

- Capa de chuva.

5. Kit de primeiros socorros 

Olha, o kit de primeiros socorros é preciso levar na mochila, mesmo que você seja uma pessoa cautelosa. Acidentes acontecem até com os mais experientes, portanto prepare um kit completo e não negligencie a sua saúde. Veja alguns exemplos do que levar: 

- Gaze; 

- Soro fisiológico; 

- Remédios; 

- Fitas adesivas; 

- Algodão;

- Band-Aid; 

- Esparadrapo.

6. Eletrônicos

Os aparelhos eletrônicos são essenciais atualmente, tanto que não conseguimos mais viver sem eles. Inclusive em uma trilha, eles podem ser fatores decisivos de comunicação e orientação. Veja o que é preciso levar:

- Celular; 

- Carregador portátil; 

- GPS;

- Rádio comunicador. 

7. Orientação 

Quando as trilhas possuem guias, esse fator é dispensável. Contudo se a experiência é entre você e seus companheiros, é imprescindível ter itens de localização que não precisem de internet – vai que não tem sinal, não é mesmo? 

- Aplicativos com mapas offline; 

- Bússola.

8. Hidratação

Manter-se hidratado é fundamental para aguentar a trilha por completo. Pensando nisso, seja generoso no momento de montar a mochila. Coloque cantis de água de 2L e outras bebidas energéticas. 

- Cantil com água;

- Purificador de água; 

- Pastilhas de tratamento de água; 

- Isotônicos.

9. Alimentação

Assim como a hidratação, manter-se bem alimentado é imprescindível para recuperar a energia. Logo, tenha refeições dentro da sua mochila salgadas e doces. 

Lembre-se apenas de serem secas, pois o recipiente pode abrir e sujar todos os outros acessórios e não tenha dó de levar refeições extras. Aqui, nós trouxemos algumas sugestões, confira: 

- Sanduíches prontos; 

- Frutas secas; 

- Barras de cereais proteicas; 

- Sementes a granel

- Bolachas e biscoitos;

- Doces.

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Pronto para a próxima trilha? Agora,  é só começar o treinos e já ir atrás dos acessórios, não é mesmo? 

Aproveite para conhecer o treino que une musculação e aeróbico, lembra dos treinos? Então, o exemplo que preparamos é um compilado de tudo o que precisa para fortalecer seu corpo. 

Vamos ler? Nos vemos no próximo post!

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