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Exercícios Físicos

Como ter ânimo para treinar no frio? A Holyfit explica!

Publicado em 14.04.2022 | comentários
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Imagem do autor Ricardo Alves
Ricardo Alves
Redator da Holyfit

Encontrar motivação para treinar naqueles dias de baixa temperatura não é tarefa fácil. A tentação de ficar embaixo da coberta muitas vezes nos faz pular um treino ou outro, o que nos distancia dos resultados desejados. O que as pessoas não sabem é que com algumas dicas simples é possível, sim, ter ânimo para treinar no inverno!

Quer saber quais são essas práticas? Então é só continuar a leitura e conferir tudo que a Holyfit preparou para você que deseja queimar ainda mais gordura na época do frio. Siga firme em seus objetivos, mesmo quando os termômetros se aproximam do zero. Vamos lá?

6 dicas práticas de como ter ânimo para treinar no inverno

Como ter animo para treinar? Sabemos que é comum termos um pico de energia e traçar planos otimistas para nossos treinos. Nesse momento, também é preciso tomar algumas atitudes para realmente alcançar o objetivo e não se sentir frustrado. Lembre-se de ser sincero consigo mesmo e considerar sua rotina a longo prazo, incluindo também a forma como você reage ao frio.

Considerar a chegada das temperaturas mais baixas no planejamento é um passo importantíssimo, mas normalmente deixado de lado. Inclusive, essa época do ano pode oferecer alguns benefícios interessantes para o atleta, como um aumento na queima calórica e até mesmo um impacto positivo na estética. Confira as dicas que preparamos e fique ainda mais disposto para o treino:

1- Escolha o horário de forma inteligente

Como já falamos anteriormente, é preciso ser realista na hora de escolher um horário para o treino. Se o seu desempenho cai de forma abrupta pela manhã de inverno, considere realizar seus exercícios na parte da tarde. Caso não tenha muitos problemas com a baixa temperatura, coloque mais alguns alarmes e siga firme com suas metas!

Também não podemos esperar que, após uma noite agitada e cheia de compromissos, iremos conseguir acordar às 5 da manhã para ir à academia. Coloque tudo isso em pauta quando estiver traçando seu planejamento e faça a reposição dos treinos interrompidos por algum imprevisto.

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2- Fixe objetivos precisos para o seu treino

Quando estabelecemos números precisos e com datas definidas para alcançá-los, conseguimos visualizar o progresso com mais facilidade. Dessa forma, a motivação para seguir treinando chega de forma natural, o que é ainda mais interessante quando o inverno chega.

É sempre importante realizar uma consulta médica antes de iniciar qualquer tipo de treino mais específico. Procure seu médico para saber se algum exercício pode não ser benéfico para sua saúde. O instrutor também pode ser uma grande ajuda na hora de preparar um treino bem objetivo. Escolha uma grade de movimentos que impactem positivamente na sua motivação!

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3- Crie sua própria playlist de treino

Essa dica pode parecer simples, mas garantimos que aplicá-la na rotina de treinos pode te surpreender! Sabe aquela música que te inspira e enche de energia? Chegou a hora de fazer uma seleção especial dessas tracks. Elas vão te ajudar a manter uma constância nos treinos mesmo quando as temperaturas diminuem.

Coloque a lista para tocar assim que levantar ou quando estiver se preparando para o treino. Outra forma de motivação diferente é colocar um post-it – com o dia em que você traçou seus objetivos – em um local bem visível, que tal? A tática serve para nos lembrar pelo que estamos nos esforçando e ajudar a prosseguir perante a meta.

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4- Intensifique o aquecimento

Essa dica é de extrema importância para quem deseja aumentar a performance nos treinos de inverno. Com a temperatura mais baixa, os músculos se contraem e dificultam a realização do exercício. O aquecimento é uma forma de condicionar o corpo para conseguir um bom desempenho durante o treino.

Alguns exercícios do treino aeróbico são ideais para o momento. Eles utilizam diversas partes do corpo de uma vez só e já iniciam o processo de queima calórica. A dica da Holyfit para driblar o problema, é realizar um minuto de corda ou polichinelo e descansar 30 segundos. Realize o procedimento por cerca de cinco minutos e você estará pronto para treinar!

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5- Procure treinar com amigos

Só quem já treinou com um grupo de amigos sabe como a motivação triplica durante o treino. Com a chegada do inverno, essa prática fica ainda mais interessante! Você pode inclusive manter uma rivalidade saudável com seus colegas e se sentir ainda mais disposto para continuar.

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6- Deixe tudo pronto no dia anterior

Preparar os artigos para o treino no dia anterior é uma ótima estratégia para ter ânimo nos treinos de inverno. Afinal, quando acordamos pela manhã e lembramos que ainda é preciso encontrar o tênis, a vontade de treinar some completamente. Por isso, deixe tudo organizado um dia antes e não enfrente a tentação de continuar dormindo!

Lembre-se de escolherroupas adequadas para malhar no frio. Elas não devem atrapalhar a movimentação e precisam entregar boa qualidade. Temos um post com opções inteligentes para agregar ao seu guarda-roupa. Se você não sabe o que vestir, já acesse o conteúdo e confira ótimas peças para o seu look esportivo.

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Agora você já sabe como driblar o frio e continuar a equilibrar suas metas com os exercícios físicos! Continue acompanhando o blog da Holyfit para receber outras dicas e informações valiosas que irão potencializar o resultado dos seus treinos.

Obrigado e até a próxima!

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