icone sacola
0
Seu carrinho está vazio :(

Clique aqui e seja exclusivo!

botão whats

Exercícios Físicos

Confira os benefícios do agachamento com a Holyfit!

Publicado em 29.10.2021 | comentários
139 visualizações
Imagem do autor Ricardo Alves
Ricardo Alves
Redator da Holyfit

Uma rotina de exercícios físicos é indispensável para aqueles que querem manter uma boa saúde ou diminuir alguns números na medida. Existem diversos tipos de exercícios para partes específicas do corpo.

Podemos ver, por exemplo, uma série de modalidades no mundo das atividades físicas que focam em objetivos diferentes: ganhar massa, aumentar a frequência cardíaca, perder peso, etc.

Mas existem algumas atividades que são universais, elas oferecem diversos benefícios e podem ser feitas em qualquer lugar, com ou sem equipamento. Hoje a Holyfit te ensina tudo sobre o agachamento, um exercício simples que pode fazer a diferença no treino.

agachamento em casa

Um treino simples para as pernas que dá resultado

O agachamento é um exercício relativamente simples, mas com diversas variações que podem aumentar a dificuldade e melhorar os resultados. É um movimento muito utilizado principalmente por mulheres que querem deixar o glúteo mais firme.

Esse movimento pode ser feito em casa na modalidade livre ou na academia com a inserção de pesos, confira nosso post com 13 variações de agachamento para já começar a praticar. Procure seu médico se tiver alguma restrição física, ele poderá te dizer com precisão quais movimentos podem ser feitos e quais devem ser evitados.

homem fazendo exercicios na academia com peso nas costas

Benefícios e vantagens do agachamento

O agachamento oferece diversos benefícios quando praticado com regularidade e da maneira correta. Eles são feitos principalmente por quem quer fortalecer e tornear os músculos da perna e empinar o bumbum.

Mas os benefícios dessa prática vão muito além. Podemos citar por exemplo a correção da postura, já que o exercício trabalha diversos músculos na região das costas e exige concentração e equilíbrio. Confira os benefícios de uma boa sessão de agachamentos:

  • Aumenta a densidade mineral óssea (reduz a chance de fraturas);
  • Fortalece a musculatura;
  • Ajuda no desenvolvimento dos músculos inferiores;
  • Ajuda na prevenção de dores e lesões;
  • Melhora o desempenho em esportes como futebol e corrida;
  • Tonifica os glúteos e os músculos da coxa;
  • Contribui para perda de peso;
  • Contribui para a boa postura.

Além disso, o agachamento não exige muito preparo para ser realizado e pode ser feito sem a necessidade de equipamentos exteriores, perfeito para quem tem uma rotina agitada e está sem tempo para ir à academia. Pratique exercícios em casa e ganhe tempo no seu dia.

homem fazendo agachamento com roupas especificas de treino

Tipos de agachamento

Para alcançar o melhor resultado é preciso fazer as séries de agachamento pelo menos três vezes na semana, um bom número de repetições pode variar entre 13 e 15 vezes divididos em 3 séries. Se achar difícil, comece com 10 e vá aumentando conforme seu desempenho for melhorando.

Separamos os principais tipos de agachamento para você já começar a praticar. Lembre-se de consultar seu médico se sentir algum desconforto ou dor que não passa mesmo após o treino.

1- Agachamento simples

O agachamento simples é bem fácil, mas não pense que ele é ineficiente. Um bom agachamento trabalha diversas partes do corpo e impacta positivamente na nossa saúde. Pratique com cuidado e atenção!

Comece ficando em pé e deixando os pés na linha dos ombros, depois desça com o bumbum enquanto flexiona os joelhos, deixando sempre a coluna ereta. Retorne a posição inicial assim que passar um pouco da linha do joelho.

Lembre-se de praticar esse movimento em um lugar plano e utilizando um bom tênis. Assim você evita qualquer irregularidade ou objeto no chão. Também é indicado o uso de roupas próprias para exercícios, que não restringem os movimentos e são mais leves.

homem fazendo agachamento simples

2- Agachamento com peso

O agachamento com peso é indicado para pessoas que já praticam exercícios físicos e querem algo mais desafiador. Os iniciantes também podem fazer esse tipo de agachamento, mas com pesos menores e com o auxílio de um profissional.

O personal trainer ou mesmo o professor da sua academia serão extremamente importantes, eles são especializados no assunto e podem interromper o exercício caso o movimento esteja incorreto, o que deixa tudo mais seguro já que algumas pessoas utilizam grandes quantidades de peso.

Você pode utilizar uma barra com ou sem pesos extras na hora do agachamento, ou segurar alteres com as mãos no agachamento taça ou no agachamento afundo. Assim a dificuldade do movimento aumenta e os resultados são potencializados.

agachamento na academia

3- Agachamentos em sequencias de exercícios

Esse tipo de agachamento é ideal para quem quer treinar em casa, ele consiste em fazer o agachamento junto com outros exercícios como o salto ou a flexão, tudo de uma vez!

É um movimento mais complexo que requer experiência e atenção, mas que pode ser praticado por iniciantes. Mantenha o foco e treine de forma regular e você alcançará a proficiência em qualquer exercício.

Uma sequencia muito utilizada no exército consiste em fazer um agachamento duplo e logo em seguida realizar um pulo, também é possível incluir uma flexão no final. Como os movimentos exigem bastante do corpo o recomendado é fazer 3 séries de 10 repetições.

homem fazendo agachamento com salto

4- Agachamento com bola medicinal

O agachamento com bola, também conhecido como wall balls, consiste em jogar uma bola na parede enquanto pratica o agachamento simples. Por isso é necessário que você domine esse movimento.

O wall balls trabalha os músculos da perna de forma intensa pois é preciso realizar o movimento com certa destreza e velocidade para pegar a bola enquanto levanta. O movimento não só trabalha as pernas como também influencia positivamente a concentração e o equilíbrio.

exercicios com agachamento

Treine com segurança e eficiência

O treino de pernas deve ser feito sempre com segurança e cuidado, use roupas próprias para atividades físicas e consulte seu médico para saber se você está apto para realizar as atividades.

As atividade físicas trazem diversos benefícios para a saúde e deveriam ser praticadas por todas as pessoas. A Holyfit sabe disso e está sempre trazendo conteúdos de qualidade para você alcançar o melhor desempenho nos treinos.

Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a informações relevantes e eficientes sobre o mundo das atividades físicas. Confira nosso post com 7 exercícios simples para mudar de vida e começar a praticar durante a semana. Até o próximo post!

Comentários

Holyfit e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.