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Exercícios Físicos

Creatina: para que serve e como aproveitá-la

Publicado em 29.09.2021 | comentários
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Imagem do autor Ricardo Alves
Ricardo Alves
Redator da Holyfit

Se você pratica exercícios físicos regularmente já deve ter ouvido falar da creatina, que é um suplemento muito famoso no universo fitnessespecialmente quando estamos nos referindo ao ganho de massa muscular. Mas você sabia que o nosso organismo produz esse aminoácido de forma natural por meios do fígado e dos rins?

Pois é! Com objetivo de fornecer energia para o nosso dia a dia, a creatina pode ser ingerida em quantidade controlada antes do treino. Dessa forma, é muito importante haver acompanhamento médico, já que é o profissional quem irá traçar maneiras positivas para que o desenvolvimento e resistência dos músculos venha a ocorrer.

Se você deseja saber mais sobre o que é creatina, continue acompanhando nosso post para ficar por dentro das suas funcionalidades e benefícios.

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Quando é preciso tomar a creatina?

Se você está em busca da hipertrofia muscular para melhorar a sua saúde, a creatina é recomendada pelos mais diversos profissionais. Isso porque é uma maneira de oferecer energia e disposição para indivíduos que possuem longos treinos de força com alta intensidade.

Por isso, tenha atenção sobre o motivo que o está levando à ingestão desse suplemento, porque se o seu desejo é aumentar a massa muscular, ele pode auxiliar, mas é preciso malhar para que isso aconteça.

Portanto, o uso da creatina é indicado para pessoas que querem treinar por mais tempo sem se sentirem fatigadas durante as atividades físicas. Assim, os ganhos serão maiores, visto que elas terão uma maior durabilidade no treino, e com maior performance.

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Quanto tempo leva para a creatina fazer efeito no corpo?

Esse suplemento leva cerca de seis a oito semanas para se mostrar eficiente. Portanto, não é um período tão longo, mas também não é para aqueles que querem ver resultados milagrosos em pouquíssimo tempo de uso. Ah, e lembre-se que os efeitos só são possíveis a partir de muito treino, principalmente relacionados à força.

Além disso, a quantidade recomendada pela maioria dos profissionais da área da saúde é de 3 a 5g por dia. Em um primeiro momento isso pode parecer pouco, porém depois de um tempo você verá que é o suficiente para ter a ação esperada.

E é claro que essa porção pode se modificar de acordo com seu biotipo corporal, devido a isso, reforçamos novamente a necessidade de acompanhamento médico. Logo, após analisar sua estrutura, ele irá determinar a medida exata para ser utilizada cotidianamente.

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É melhor tomar creatina antes ou depois do treino?

Não há comprovação científica que se certifique sobre qual horário é melhor para ingerir a creatina, uma vez que ela agrega benefícios antes e depois de malhar. Dessa maneira, é bom ficar de olho no resultado que você quer atingir ao tomar o suplemento.

Sendo assim, se deseja alcançar a hipertrofia, recomendamos utilizá-la no pré-treino, agora, se você é daqueles que adoram malhar várias vezes ao dia, o melhor é tomar a suplementação no pós-treino. E aqui vai uma dica: quando for optar pelos tipos de creatina, a monohidratada é a mais indicada devido a sua boa absorção pelo organismo.

Então, é possível verificar que não existe uma regra em específico para a utilização do suplemento. Pelo contrário, são muitas as variações, tanto de horário quanto de medidas, porque nossos corpos são diferentes e reagem de maneiras distintas a um determinado produto.

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Quais são os benefícios da creatina?

Além do aumento da massa muscular que já citamos em meio ao texto, há inúmeros outros benefícios que levam um indivíduo a tomar a creatina.

Pensando nisso, separamos para você as 3 principais vantagens. Confira:

1 - Auxilia no tratamento de doenças musculares

Doenças como fibromialgia e distrofia podem ter avanços a partir da ingestão da creatina. Isso é visto porque a suplementação melhora a força muscular e, portanto, interfere nos movimentos realizados rotineiramente. Isso não quer dizer que é uma substância utilizada para a cura dessas doenças, somente que faz referência a uma possibilidade de auxílio no tratamento.

Além disso, ainda é preciso muito estudo para chegar a comprovação científica consistentes.

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2 - Previne doenças crônicas

Ao juntar o uso da creatina com uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas, é possível diminuir o risco do aparecimento de doenças crônicas, como problemas cardíacos e diabetes. Entretanto, assim como no benefício acima, é necessário mais estudos envolvendo essas questões.

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3 - Melhora as funções cerebrais e a cognição

Por ser um suplemento capaz de aumentar a nossa energia, a creatina pode melhorar funções cerebrais e também a cognição. Isso acontece pelo fato de nos mantermos atentos depois da ingestão do suplemento, o que agrega disposição não só para a realização de exercícios, mas também para que possamos ficar mais concentrados ao longo do dia.

Agora que você já está inteirado sobre as funções e benefícios da creatina, chegou a hora de colocar a sua melhor blusa e calça para começar a treinar. Identifique qual é o seu foco para dar início – ou continuidade – ao consumo da famosa creatina.

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Nos vemos no próximo post!

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