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Exercícios Físicos

Crossfit ou academia? Descubra o melhor tipo de treino para você!

Publicado em 03.03.2021 | comentários
25 visualizações
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Ricardo Alves
Redator da Holyfit

Escolher o melhor tipo de treino para que consigamos alcançar nossos objetivos pode ser difícil, principalmente quando não há a ajuda de um profissional especializado. Assim, muitos homens ficam em dúvida sobre investir na modalidade crossfit ou no treino tradicional de academia, considerando que as duas opções parecem interessantes.

Contudo, antes de decidir, você precisa estar convicto de quais são seus objetivos ao procurar um tipo de atividade física. Por exemplo, enquanto o crossfit melhora questões como agilidade, desenvoltura nos movimentos e força, o treino de academia condiciona os músculos e aumenta a massa corporal.

É claro que os dois são ótimos exercícios, pois ambos melhoram o condicionamento físico, além de queimarem calorias. Porém, esse é o momento em que você deve avaliar qual deles vai te fazer ficar mais próximo da sua meta!

Pensando nisso, nós da Holyfit elaboramos um conteúdo imbatível para te ajudar a decidir entre esses dois tipos de exercícios físicos tão interessantes. Quer acompanhar mais dessa batalha de gigantes? Continue com a gente e entenda tudo o que você precisa saber para escolher o treino que mais irá te favorecer!
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Batalha de gigantes: crossfit vs musculação! Qual o melhor para você?

Para a gente entender qual o melhor exercício para nosso perfil, antes é preciso uma autoavaliação que nos faça compreender quais são nossos objetivos em procurar um certo tipo de treino.

Por isso, nós nos propusemos a eleger as qualidade de cada um, justamente para que você possa estar bem informado para compreender qual deles é o mais adequado para o seu perfil. Continue com a gente na sequência e confira essa batalha: crossfit x musculação!

Diversidade de exercícios

A diversidade de exercícios físicos está muito relacionada ao nosso engajamento e vontade de tentar algo novo. Para algumas pessoas, esse critério é muito importante, tendo em vista que algumas não conseguem treinar em lugares fechados e de maneira mais isolada.

  • Crossfit: esse critério em relação ao crossfit é bastante desenvolvido, pois como a modalidade permite a execução da atividade física em diversos lugares, fica muito mais agradável para algumas pessoas optar por ela. 

Além disso, a variedade de tipos de treino no crossfit é imensa. Cordas, caixotes, pneus, esses são somente três das ferramentas usadas para fazer a variação do treino, sem contar na possibilidade de incluir pesos e barras, assim como na academia.

  • Musculação: diferente do cross, a musculação trabalha com um número limitado de exercícios, pois quem treina em um espaço mais fechado tende a ter menos acesso a diversidade do que aqueles que treinam em parques, calçadões e até mesmo em academias de crossfit – que já possui um conceito completamente diferente da musculação.
  • Vencedor: crossfit
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Obtenção de força e massa muscular

Alguns exercícios físicos são configurados para que o atleta consiga trabalhar e obter um ganho maior de força e massa muscular. É claro que alguns são mais completos que outros, pois são direcionados justamente para essa finalidade.

  • Crossfit: nessa modalidade o ganho de massa muscular é obtido diferentemente da musculação, pois no caso do crossfit não é trabalhado cada grupo de músculos individualmente, mas sim vários conjuntos musculares ao mesmo tempo. É possível definir a musculatura com esse tipo de treino, porém leva mais tempo para que você consiga alcançar esse objetivo!
  • Musculação: contrapartida, na musculação o treino é focado em trabalhar exclusivamente grupos musculares selecionados. Assim, se você pretende definir pernas e braços, há uma série de atividade que você pode fazer para definição dessas partes
  • Isso ocorre pois a musculação funciona rompendo as fibras musculares, aumentando pouco a pouco as cargas, e assim você obtém um ganho de força e musculatura. Ah, além disso, na musculação é possível fortalecer os nossos ossos, que tendem a se adaptar ao aumento de peso.
  • Vencedor: musculação
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Engajamento e estímulo social

Um fato que muitos procuram ao optarem por algum tipo de exercício físico é a motivação dada por uma socialização maior, já que começar qualquer tipo de treino requer muito engajamento, tendo em vista que persistir no treino tende a ser uma tarefa bastante difícil.

  • Crossfit: como já comentamos, o crossfit é uma modalidade que envolve bastante variação do espaço físico onde ocorrerá o treino, além de contemplar uma grande diversidade de tipos de atividades. 

Isso por si só já joga o fator tédio para escanteio, pois, além de ser uma atividade bastante diversa, o crossfit tende a contemplar uma espécie de competitividade, ao mostrar explicitamente em quadros nossa evolução no desenvolvimento e execução da atividade física.

  • Musculação: por sua vez, a musculação é uma atividade bastante individual, que trata de um trabalho mais personalizado e muitas vezes solitário, já que nela precisamos executar exercícios físicos normalmente repetitivos, além de não variar muito na questão do espaço onde ocorrem os treinos – quase sempre feitos dentro de uma academia.
  • Vencedor: crossfit
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Desenvolvimento pessoal e disposição

Mesmo gostando muito de estar rodeado de pessoas, nós tendemos a ter ritmos e desenvolvimentos diferentes – não somente quando estamos falando de um treino. Por isso, caso você tenha necessidade de respeitar seu tempo, sem a pressão de ter que fazer tudo no momento em que os outros estão, é importante escolher uma modalidade que te beneficie nisso.

  • Crossfit: por ser uma atividade que envolve um grupo de pessoas, normalmente condicionadas pela competitividade, o crossfit tende a ser uma modalidade que caminha muito rápido na obtenção de resultados.

Contudo, há pessoas que não conseguem acompanhar um ritmo ou uma rotina imposta e preferem muito mais fazer os exercícios individuais, já que assim é possível caminhar na obtenção de resultados dentro do limite que consegue. Além disso, como são feitos em circuitos curtos, o tempo para execução dos movimentos é muito rápido

  • Musculação: justamente por ser uma modalidade que não envolve atividades em grupo, muito menos alguma espécie de competição, a musculação tende a permitir que o atleta desenvolva os movimentos com mais paciência, respeitando o seu próprio ritmo.

Assim, na musculação você pode ter muito mais tranquilidade e paz na hora de fazer o treino, pois a modalidade permite que você faça tudo no tempo que julgar adequado, tendo em vista que você não precisa seguir o tempo de ninguém a não ser o seu.

  • Vencedor: musculação
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Crossfit x musculação, qual deles sai vencedor dessa batalha para você? Acima de tudo – de todas as qualidades e adversidades – considere sempre seu objetivo final. Caso seja emagrecimento, então provavelmente o cross irá te proporcionar um resultado mais rápido do que a musculação. Contudo, se você deseja trabalhar a hipertrofia muscular, então partiu para academia e invista na musculação.

Gostando do nosso conteúdo? Que tal continuar com a gente e investir ainda mais em informações sobre o universo fitness? Aproveite e conheça nosso post sobre 12 razões para fazer alongamento antes do treino! A Holyfit sempre traz textos informativos nessa área! Te espero lá no post, tudo bem?



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