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Exercícios Físicos

4 dicas para evitar a catabolização!

Publicado em 20.01.2021 | comentários
35 visualizações
Imagem do autor Iolanda Cristina
Iolanda Cristina
Redator da Holyfit

Quem nunca passou pelo momento de, ao se olhar no espelho, perceber que todo o esforço dedicado aos treinos na academia não surtiram efeito nenhum na musculatura? 

Treinar com assiduidade traz certa expectativa sobre os resultados, mas o catabolismo pode se tornar uma dificuldade nesse momento. 

Por isso, entender o que esse processo representa e como funciona a catabolização é bastante importante durante a aquisição de massa magra. Você já tem alguma ideia do que é catabolizar? Sabe como evitar esse problema? 

Separamos um guia com as principais informações sobre o assunto, tudo para te ajudar a seguir uma rotina mais regrada e conseguir os melhores resultados para seu corpo e saúde. Continue acompanhando!

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O que é catabolismo? Quais são suas causas?

O catabolismo é algo natural, inerente ao nosso corpo! Trata-se de um processo metabólico que resulta na produção de moléculas simples, partindo de moléculas complexas. Por exemplo, os aminoácidos são moléculas produzidas a partir das proteínas. 

Essa condição metabólica é parte essencial para o funcionamento correto do nosso corpo, mas ele só é positivo quando acontece de forma simultânea ao anabolismo, que exerce a função contrária (transformando moléculas simples em complexas). É no equilíbrio desses dois pontos que o ganho de massa magra acontece!

Porém, existem algumas situações que podem fazer com que o nível de catabolismo aumente, diminuindo o ganho de massa muscular e dificultando o crescimento dos músculos. Olha só algumas dessas situações: 

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Ter uma rotina de alimentação desregrada

Ficar muito tempo em jejum ou se alimentar de forma incorreta. 

Não descansar corretamente entre os treinos 

Treinar muito e dormir pouco é um grande problema, além do cansaço, você ainda irá atrasar a aquisição de massa magra. 

Cultivar vícios como o alcoolismo 

Tanto o tabagismo, quanto o consumo de álcool em excesso podem levar à catabolização. 

Viver uma rotina estressante constantemente 

É bem verdade que não conseguimos fugir do estresse do dia a dia, no entanto, o excesso dele pode resultar em uma diminuição da massa muscular corpórea. 

Mas, afinal, como evitar a catabolização? 

A hipertrofia é repleta de desafios, em todos os níveis. A alimentação pode ser uma grande dificuldade, assim como a necessidade de frequência nos treinos, a disciplina exigida e a distribuição de cargas. 

No entanto, quando falamos sobre manter o shape em boa forma, pensamos que o pior dos horrores é catabolizar. Afinal, todo o esforço produzido durante meses de treino pode se perder lentamente. 

Para aprender a evitar a catabolização e assim melhorar o shape cada dia mais, veja as dicas que a HolyFit separou para você: 

  1. Mantenha seu corpo sempre hidratado 

    Já falamos sobre isso por aqui outras vezes, mas essa dica nunca é demais. Manter seu corpo hidratado é uma necessidade dentro ou fora da hipertrofia. Você se lembra que seus músculos são constituídos, em boa parte, por água? 

    Pois é, por isso, hidratar-se é essencial. Normalmente, focamos em ações que exigem muito esforço, além de nos preocuparmos com macros e micronutrientes, porém, não nos lembramos de investir também na água. Foco nessa missão! 
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  2. Estabeleça uma dieta que atenda suas necessidades 

    Cada pessoa tem necessidades fisiológicas específicas, sendo assim, não basta apenas “morar” na academia, é preciso adequar os hábitos alimentares de acordo com nossos objetivos. Afinal, nossa dieta interfere diretamente nos resultados 

    Por exemplo, ao não investir no consumo de proteínas, o ganho de músculos é prejudicado. Consumir proteínas com regularidade, preferencialmente as com valor biológico elevado, pode ser o que falta para não catabolizar e ter bastante energia. 

    O acompanhamento nutricional ajuda muito nesse momento. Ele pode estipular um cardápio que vai unir os treinos com equilíbrio nutricional, o que trará uma consequente melhora física. 

    Lembre-se também de não permanecer por longos períodos de jejum. Nosso corpo precisa encontrar subsídios energéticos constantemente e isso se dá através do consumo dos alimentos certos.
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  3. Não consuma álcool 

    De forma geral, conhecemos os malefícios do consumo de álcool exagerado. No entanto, na hipertrofia ele pode acarretar um problema bem específico: a catabolização. Isso acontece pois ele promove o extermínio lento das proteínas. 

    Se a energia proteica não está funcionando, claramente nosso corpo irá buscar suas forças em outro lugar… Os músculos! Tenha em mente que o exagero deve ser eliminado da sua rotina. Assim como em tudo na vida, o álcool também exige equilíbrio.
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  4. Respeite o descanso do seu corpo 

    Treinar em excesso não é um fator que opera milagres. Muito pelo contrário. Quando não obedecemos o tempo de descanso de nosso corpo, prejudicamos a hipertrofia.

    Os músculos precisam se recuperar após cada desgaste, essa é a única forma de alcançar um crescimento saudável e significativo. Além disso, descansar ajuda a prevenir lesões e em muitos casos, fraturas mais graves.

    Dê tempo ao seu corpo, durma bem, tranquilize sua mente e se esforce nos momentos necessários. Assim, fica muito mais fácil manter o nível muscular sempre em ordem! 
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Agora que você já conhece o catabolismo, quais são suas principais causas e aprendeu como evitá-lo, é hora de focar em seus objetivos! Mantenha as dicas da HolyFit em mente e continue levando seu compromisso com seu corpo muito à sério! 

Nos vemos no próximo post, até lá! 

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