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Exercícios Físicos

Dor muscular pós-treino: dicas para aliviar e prevenir!

Publicado em 21.02.2022 | comentários
90 visualizações
Imagem do autor Ricardo Alves
Ricardo Alves
Redator da Holyfit

Quem deseja alcançar uma saúde melhor, ou iniciar o processo de hipertrofia muscular, pode e deve se jogar na prática de exercícios físicos. Porém, um obstáculo acaba aparecendo logo de cara: as dores musculares pós-treino. Sim, elas são muito comuns e podem te fazer desistir.

Mas então como aliviar a dor muscular do pós-treino e estar 100% para treinar novamente? É sobre isso que nós falaremos neste post, trazendo dicas para diminuir a dor muscular após o exercício físico, como prevenir lesões e acelerar a recuperação dos músculos. Confira!

Por que os músculos doem depois da academia?

Se você não tem a prática de atividades físicas na sua rotina ou teve mudança de treino recentemente, pode ter certeza que sentirá dor após o treino. Isso é comum porque a prática de atividade física coloco o nosso corpo em um ritmo acima do normal e que ele não está acostumado

Durante a prática de exercícios os músculos sofrem micro lesões e começa então um processo inflamatório, que faz a dor aparecer. A dor é apenas um alerta do organismo de que algo está diferente ali, um esforço a mais aconteceu. Se você não tem o costume de treinar, pode ser que sinta essas dores de forma mais intensa e por mais tempo.

A boa notícia é que essas microlesões são consertadas pelo organismo, que com o tempo vai deixando os músculos mais fortes e resistentes. Além disso existem algumas medidas que podem ser tomadas para aliviar a dor. Continue a leitura e confira!

Dor muscular após o exercício físico: o que fazer para aliviar?

A dor pós-treino pode incomodar muito e, embora pareça que nunca vai passar, há formas de aliviar um pouco a dor e trazer um pouco mais de conforto até que o corpo se acostume com a nova rotina de exercícios.

A eficácia dessas medidas pode variar de acordo com a intensidade da dor e o tipo de lesão, é importante ficar de olho e, se preciso, buscar ajuda médica. Vamos às dicas?

1 - Gelo alivia a dor

O uso do gelo é recomendado para ser usado diretamente após o treino, assim ele consegue inibir o processo inflamatório. Isso acontece porque ele consegue acelerar a circulação de sangue no local e levar "sangue novo" para a área danificada. Além disso, ele tem efeito analgésico natural e pode trazer alívio nas tensões dos músculos.

blog gelo alivia a dor

Fonte: Google fotos

2- Alongamento

Se alongar após o treino é essencial para diminuir a tensão e aliviar um pouco o estresse sofrido pelo músculo. Lembre-se de que é preciso realizar o alongamento do jeito certo e sempre trabalhando os músculos que estarão em foco durante o treino. Acesse nosso conteúdo sobre o assunto e confira mais detalhes.

blog alongamento

 

3 - Massagem

Nada como uma boa massagem pós-treino não é? A massagem ajuda a eliminar pontos de tensão, ativando a melhor circulação do sangue nas lesões, o que facilita o processo de regeneração. Outro benefício da massagem é o relaxamento dos músculos, que faz com que eles fiquem menos rígidos.

blog massagem

Fonte: Google fotos
 

4 - Boa alimentação

É muito importante não deixar de cuidar da alimentação. Invista em nutrientes para repor a energia que foi gasta no treino e ajudar a recuperar a musculatura que foi danificada. Assim você potencializa o resultado dos treinos enquanto minimiza a dor muscular.

Aposte em uma dieta mais saudável, evitando frituras, fast-food e alimentos processados que acabam aumentando a inflamação. Nós temos uma dica de lanches pós-treino interessante para você inserir no seu dia a dia. Não deixe de conferir aqui mesmo no blog!

blog boa alimentacao

Fonte: Google fotos
 

Como evitar e prevenir dores musculares

Não existe um jeito de evitar as dores pós-treino, afinal é o nosso corpo trabalhando para nos trazer mais saúde e condicionamento. Mas existem boas práticas que ajudam a minimizar o impacto das dores. Separamos algumas dicas para você entender melhor, confira na sequência!

Conte com acompanhamento de um profissional

Quando começamos a fazer atividades físicas é natural a empolgação inicial e podemos ficar meio perdidos no que fazer e, principalmente, na forma correta de se fazer.

Por isso contar com um profissional acompanhando seus passos é primordial para evitar excessos e prevenir lesões mais sérias. Ele vai te auxiliar no controle da intensidade dos treinos e te ajudará a entender o momento certo de evoluir.

blog conte com acompanhamento de um profissional

Fonte: Google fotos

Inclua a prática regular de exercícios na rua rotina

Como já explicamos anteriormente, as dores pós-treino ocorrem devido a um esforço extra com o qual não estamos acostumados. A prática frequente de atividades físicas fazem com que os músculos passam a ter outro ritmo e se acostumem com a frequência de esforço. Esse processo reduz significantemente as microlesões.

É fundamental viver um estilo de vida mais saudável para garantir que nosso corpo funcione bem e que tenhamos mais qualidade de vida. Aqui no blog nós temos um post com 6 dicas para viver uma rotina mais saudável, não deixe de conferir!

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Fique de olho na intensidade dos treinos

Como já adiantamos, cuidar da intensidade dos treinos faz parte do cuidado com o corpo para evitar dores e lesões. O ideal é seguir um plano gradual, começar leve e ir aumentando aos poucos, de acordo com o que seu profissional indicar. Se você deseja correr, comece pela caminhada por exemplo.

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Respeite o intervalo de repouso entre os treinos

Para ajudar a diminuir a dor muscular pós-treino é importante respeitar o intervalo de repouso e descanso entre os dias de treino. O descanso é extremamente importante para a recuperação. É nele que o nosso organismo restaura os músculos lesionados durante a prática da atividade e, por fim, se adapta e fica mais forte para suportar outra carga de exercícios depois.

Mas o descanso não precisa necessariamente ficar "olhando para o teto". Ele pode ser o que chamamos descanso ativo, com pequenos movimentos para estimular a circulação sanguínea e acelerar o processo de regeneração.

Aposte em uma caminhada ou pedalada leve. Mexa-se enquanto estiver dentro de casa, nada de ficar em repouso absoluto. Mesmo que um pouco só: mexa-se!

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Faça um aquecimento antes de treinar

O aquecimento pode ser feito antes de qualquer atividade física e é importante porque ajuda a tirar o corpo do estado atual e prepará-lo para o esforço que virá a seguir.

Com o aquecimento o corpo é estimulado a circular o sangue mais rápido e isso faz com o sistema pulmonar e cardiovascular estejam mais ativos, além de aumentar a temperatura corporal.

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Beba água, mesmo durante as atividades físicas

O nosso corpo precisa de líquido constantemente, principalmente durante a prática de exercícios. Durante esse período o nosso corpo elimina água e sais minerais importantes para evitar a desidratação.

A água é muito importante também para hidratar as fibras musculares. Elas ficam sensíveis durante o treino e a dor pode ser mais intensa depois, caso sigam desidratadas. Mantenha sua garrafinha sempre por perto e evite esse problema!

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Fonte: Google fotos
 

Use cremes relaxantes, escalda-pés e relaxe.

Principalmente se você faz caminhadas ou corrida e sente aquela dor na panturrilha ou nas pernas. Pode aproveitar para tirar um dia de repouso e fazer um "spa day" usando óleos e cremes para relaxar e se preparar para o próximo treino.

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Fonte: Google fotos
 
 

Gostou das nossas dicas? Esperamos que você tenha aprendido um pouco mais e que as dores musculares do dia seguinte não te façam desistir da prática de exercícios. Afinal, essa prática é um investimento na sua saúde! Se você está iniciando nos treinos, veja nossa lista com diversos exercícios físicos para quem está começando.

Obrigado e até o próximo post!

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