icone sacola
0
Seu carrinho está vazio :(

Clique aqui e seja exclusivo!

botão whats

Exercícios Físicos

Exercícios aeróbicos para queima de gordura: um guia Holyfit!

Publicado em 01.02.2022 | comentários
59 visualizações
Imagem do autor Ricardo Alves
Ricardo Alves
Redator da Holyfit

Perder peso e eliminar aquela gordura extra não é somente, para muitas pessoas, uma necessidade estética, mas também para a saúde do corpo e a performance nas atividades do dia a dia. E os exercícios aeróbicos podem ser grandes aliados de quem deseja alcançar essa meta.

Quer entender tudo sobre a modalidade aeróbica e ainda conhecer alguns movimentos para colocar em prática com facilidade? Então continue a leitura e confira o guia que a Holyfit preparou para te ajudar com essa prática incrível!

O que são as atividades aeróbicas?

Os exercícios aeróbicos possuem esse nome por um motivo relativamente simples: a elevação da oxigenação no tecido muscular aumenta consideravelmente durantes os movimentos. De maneira simplificada, o músculo utiliza o oxigênio em grandes quantidades para gerar energia.

Você deve estar se perguntando o que isso tem haver com a queima de calorias, certo? Acontece que, para realizar os movimentos do aeróbico, o corpo precisa de grandes quantidades de energia, o que impacta tanto na queima de gorduras quanto no fortalecimento do sistema cardiorrespiratório.

Isso acontece porque a prática aeróbica trabalha diversas partes do corpo de uma só vez, mesmo naqueles movimentos em que parece que estamos forçando só o braço ou só a perna. Acredite, você está treinando mais do que imagina!

blog oque sao atividades aerobicas

cta ver todos os modelos

Por que realizar exercícios aeróbicos?

Todo esse esforço não poderia resultar em outra coisa: diversos benefícios interessantes tanto para quem deseja ficar mais leve na balança, quanto para os que buscam saúde e bem-estar no dia a dia.

Os exercícios aeróbicos consistem basicamente em movimentos que já realizamos durante o dia, como andar, correr, agachar, estender e por ai vai. A prática desses exercícios também impacta diretamente em nosso desempenho nessas atividades, mais um benefício de adotar uma rotina de atividades aeróbicas.

Mais quais seriam os exercícios mais indicados para iniciar essa prática? Caminhada, ciclismo e corrida são somente alguns, porém existem outros mais comuns e fáceis de serem praticados – inclusive no conforto do seu lar. Continue a leitura e confira!

blog porque realizar exercicios aerobicos

cta ver todos os modelos

Exercícios aeróbicos para alta queima calórica

Agora que você já sabe o que um bom treino aeróbico tem a oferecer, que tal conhecer alguns exercícios super simples e quem entregam resultados quando praticados da maneira correta. Lembrando que a prática regular e uma alimentação saudável também é essencial para perder peso com eficiência.

Pular corda

Esse movimento com certeza já fez parte da infância de muita gente e agora está de volta para nos ajudar a queimar grandes quantidades de gordura. Além de um exercício simples, pular corda também treina a coordenação motora e utiliza o corpo todo durante o período de movimentação.

Essa prática é ideal para quem deseja realizar o treino aeróbico sem sair de casa, o que garante um tempo extra que seria gasto com deslocamento e agora pode ser empregado em outra coisa. A quantidades de variações no salto com corda também é muito grande, veja as opções:

  • Pulo comum;
  • Pulo com uma perna de cada vez;
  • Pulo com perna intercalada;
  • Pulo em diferentes velocidades;
  • Pulo com a corda fazendo um X;
  • Pulo em X com uma perna de cada vez;
  • Pulo lateral.

Lembrando que o pulo comum já é suficiente para queimar as calorias indesejadas, mas você pode treinar as outras opções com cuidado e atenção para ir desafiando a si mesmo e também para deixar o exercício mais interessante. Garantimos que os resultados valem a pena!

blog pular corda

cta ver todos os modelos

Corrida

A corrida é considerada um dos exercícios aeróbicos mais eficientes para queima calórica, podendo chegar a queimar mais de 500 calorias em uma hora de corrida, lembrando que essa quantidade varia de acordo com o peso e a intensidade do indivíduo.

Para obter melhores resultados, é recomendado intercalar entre corrida e caminhada. principalmente se você está começando agora com a prática de exercícios aeróbicos. Caso a corrida seja feita em um circuito fechado por exemplo, dê duas ou três voltas caminhando e, em seguida, faça uma com toda a velocidade.

A melhor forma de encontrar o método correto para correr é correndo. Parece óbvio não é mesmo? Mas ainda assim algumas pessoas insistem em métodos ou táticas milagrosas que podem até oferecer certo risco. Realize sua corrida com cuidado e sempre respeitando seus limites.

blog corrida

cta ver todos os modelos

Polichinelo

O polichinelo é outro movimento que também apresenta grandes percentuais de queima calórica, além disso ele também pode ser praticado em qualquer lugar que ofereça o espaço para abertura de mãos e pernas. Desde o parque da cidade até a área da sua casa.

Se você não é acostumado a fazer polichinelos, comece com uma série de 20 movimentos seguida de um pequeno descanso. A medida que sua capacidade vai aumentando, será possível fazer mais repetições sem grandes dificuldades.

blog polichinelo

cta ver todos os modelos

Aeróbico sem impacto: o que é isso?

Um exercício aeróbico sem impacto é aquele que ainda promove um percentual interessante de queima calórica, mas forçando menos o sistema esquelético. Essa prática é ideal para quem deseja emagrecer mesmo tendo problemas nas articulações.

Os exercícios aeróbicos de baixo impacto vem para mostrar que todas as pessoas podem emagrecer de forma segura e eficiente, mesmo aquelas com problemas no joelho ou na coluna. Acesse nosso post sobre o assunto e entenda os detalhes.

blog aerobico sem impacto

cta ver todos os modelos

Quem pode fazer exercícios aeróbicos?

A resposta para essa pergunta é muito simples: todos que desejam adicionar mais saúde em suas vidas e também descer alguns números no medidor da balança! Contudo, é importante que essa nova rotina seja inserida com cutela. Por exemplo, idosos, gestantes e pessoas que estão se recuperando de lesões precisam de uma atenção especial durantes os treinos.

O treino aeróbico não possui contraindicações, mas nesses casos é preciso tomar cuidado com a realização dos movimentos, que oferecem certo nível de dificuldade e podem exigir até mesmo um cuidado especializado. Na dúvida, procure ajuda de quem entende do assunto! Fale com seu médico, personal trainer ou fisioterapeuta.

blog quem pode fazer exercicios aerobicos

cta ver todos os modelos

Como montar um treino eficiente com exercícios aeróbicos?

Para começar, defina quanto tempo você tem disponível em seu dia e qual o melhor horário para a realização dos treinos. Lembre-se de considerar aquele horário em que você está mais disposto. A quantidade de treinos semanais é muito importante para quem deseja eliminar gordura de maneira rápida.

Isso não quer dizer que você precisa treinar todos os dias da semana para ver os resultados, mas apenas com um treino consistente e regular será possível bater aquela meta pessoal. 3 treinos semanais com duração de uma hora é uma boa opção.

A escolha dos movimentos também faz muita diferença na performance, já que alguns exercícios aeróbicos podem ser mais complexos que outros. Escolha um que esteja no seu nível e tenha paciência, logo você estará dominando todas as opções!

Por último, vale citar também a necessidade do uso de equipamentos e roupas ideais para o treino aeróbico. A junção de peças confortáveis e com um bom tênis, além de outros acessórios,irão potencializar seu treino e aumentar ainda mais a queima de gordura.

blog quem fazer exercicios aerobicos

cta ver todos os modelos

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o blog da Holyfit para receber outros post que, como esse, irão te ajudar a alcançar seus objetivos em relação à perda de peso e a conquista de uma vida mais saudável. Estamos sempre trazendo conteúdos de qualidade e com informações relevantes.

Ainda não conehece a linha completa de moda Fitness Masculina casual? Toque aqui e confira!

Obrigado por chegar aqui e até o próximo post!

Comentários

Holyfit e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.