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Exercícios Físicos

Exercícios de baixo impacto: Entenda com a Holyfit!

Publicado em 22.12.2021 | comentários
75 visualizações
Imagem do autor Ricardo Alves
Ricardo Alves
Redator da Holyfit

As atividades físicas proporcionam muita saúde quando praticadas da maneira correta e com regularidade. Mas sabia que é possível realizar essas atividades sem esforçar as articulações ao extremo, prevenindo lesões e outros problemas?

Os exercícios de baixo impacto vem para tornar essa missão possível! Eles podem ser feitos de modo a fortalecer os músculos e trabalhar a respiração sem comprometer as articulações, o que é ideal para quem tem problemas no joelho ou em outros ligamentos do corpo.

Quer saber mais sobre esse tipo de exercícios? Então continue a leitura e veja tudo que a Holyfit preparou para te ajudar a treinar com eficiência e segurança!

Afinal, o que é um exercício de baixo impacto?

Também conhecidos como exercícios de baixa intensidade, os exercício de baixo impacto são aqueles que causam menos estresse biomecânico ao corpo, o que acontece em exercícios com pulos por exemplo.

O que torna esse tipo de exercício interessante é que ele é não perde eficiência nos quesitos de esforço muscular, sem contar o esforço cardiorrespiratório que impacta positivamente a saúde de todo o organismo. Confira alguns dos benefícios dos exercícios de baixo impacto:

  • Ajudam a reduzir a tensão;
  • Ajudam no bom funcionamento do pulmão e do coração;
  • Não forçam ligamentos e tendões ao extremo;
  • Contribuem para a perda de peso;
  • Trabalham os músculos.

Todos esses benefícios podem ser obtidos com um treino de baixo impacto bem realizado, lembre-se também de manter a frequência e fazer alongamentos antes do treino para preparar o corpo, assim você obtém o máximo de eficiência nos treinos.

Não conhece nenhum? Confira nosso post sobre como fazer alongamento e encontre opções eficientes e seguras para incrementar antes dos seus treinos. Esses movimentos irão preparar seu corpo para realizar os exercícios de baixo de forma ainda mais segura!

Para quem os exercícios de baixo impacto são indicados?

Por exigirem menos da estrutura óssea em geral, os movimentos de baixo impacto são indicados para pessoas que estejam começando a treinar agora ou que estão voltando às práticas esportivas depois de um longo tempo parado.

Esse tipo de exercício também é ideal para quem tem problemas nas articulações e não pode realizar movimentos muito bruscos, que comprometam a saúde. Como é o caso de pessoas com sobrepeso ou que estão em processo de reabilitação.

Esse também é um ótimo exercício para quem tem problema no joelho e tem medo de forçar muito essa região, o que poderia resultar em dores no pós-treino e até problemas mais complexos. Evite tudo isso com os exercícios de baixo impacto.

Exercícios de baixo impacto: confira 5 opções!

Agora que você já sabe tudo sobre os exercícios de baixo impacto, que tal conferir algumas opções para já colocar em prática e trazer todos os benefícios citados anteriormente para sua saúde? Confira a lista na sequência e escolha o seu!

Natação

A natação é considerada um exercício aeróbico de baixo impacto, isso quer dizer que ela trabalha fortemente o sistema respiratório e um grupo de músculos muito grande, o que proporciona uma queima calórica interessante e o fortalecimento desses músculos.

E melhor de tudo: sem colocar muita força nos ligamentos do corpo e distribuindo bem o esforço feito durante os movimentos, já que a água exige muito dos músculos enquanto diminui a pressão que é colocada sobre o sistema ósseo.

Lembre-se de controlar bem a respiração durante os movimentos e fazer repetições com pouco tempo para descansar, assim você irá garantir um treino intenso e com altas taxas de queima calórica!

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Remada

Esse exercício segue muito bem a ideia do anterior, mas com um potencial ainda maior para trabalhar o sistema cardiovascular enquanto treina os músculos superiores. É preciso controlar a respiração e realizar os movimentos com atenção, assim você garante a baixa intensidade e a alta queima calórica.

Quem pratica a remada ainda pode usufruir de outros benefícios como correção da postura e o aumento da força e da resistência, sem contar a capacidade que esse exercício de baixo impacto tem para treinar os posteriores da coxa e as costas.

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Hidroginástica

Para finalizar as opções com exercícios de baixo impacto feitos na água temos a hidroginástica, que é basicamente um tipo de ginástica feita na água. Existe lugar melhor para sustentar o peso enquanto faz exercícios com todo o corpo?

A água é sem dúvida uma grande aliada quando o assunto é se exercitar sem forçar os as articulações do corpo. Além de prevenir as lesões e trabalhar diversos grupos de músculos em conjunto, a hidroginástica pode queimar até 500 calorias ao longo de uma hora de treino!

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Bicicleta estacionária e elíptico

Ambos os aparelhos contribuem para um movimento de baixo impacto, que ajuda a queimar calorias e trabalhar o corpo sem forçar ligamentos e articulações. Com esses aparelhos também é possível treinar sem sair de casa, ideal para quem tem uma rotina apertada.

A bicicleta estacionária é considerada uma das melhores formas para queimar calorias, ela perde apenas para exercícios de alto impacto que definitivamente não são o foco no momento. O elíptico também não fica para traz e pode ser usado para trabalhar uma série de músculos com muita segurança.

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Subir e descer escadas

Quem diria que um movimento simples do dia a dia poderia ser um grande aliado na hora do treinamento de baixa intensidade. Você deve estar pensando que esse exercício pode forçar muito o joelho, mas calma! Faça o movimento com cuidado e você conseguirá fortalecer essa região, garantindo um melhor desempenho em outros exercícios.

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Os exercícios de baixo impacto podem ser muito úteis para quem está começando a condicionar o corpo ou possui algum problema nas articulações. Continue acompanhando o blog da Holyfit e receba mais dicas de treino como esse!

Quer emagrecer com saúde e bem estar? Então acesse nosso post sobre exercícios aeróbicos sem impacto e entenda mais sobre essa ótima opção para treinar sem comprometer as articulações, te vejo lá!

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