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Exercícios Físicos

Mude de vida: 7 exercícios físicos para iniciantes!

Publicado em 21.06.2021 | comentários
43 visualizações
Imagem do autor Ricardo Alves
Ricardo Alves
Redator da Holyfit

Quem deseja começar uma rotina de treinos, normalmente fica confuso sobre quais exercícios físicos são mais indicados para iniciantes! E com razão! – pois a adição de atividades inapropriadas para o momento, além da execução dos movimentos feitos de maneira incorreta, pode causar desconforto e até mesmo lesões!

Agachamento, caminhada, avanço e polichinelo são alguns modelos de exercícios físicos mais indicados para quem está começando. Eles são fáceis e acessíveis, sendo – inclusive – um ótimo treino para ser praticado em casa!

Quer conferir nossa sequência completa de exercícios físicos montados para quem está começando? Continue rolando a página e confira tudo o que nós, do blog da Holyfit, preparamos para você!

7 exercícios físicos para você começar a treinar!

Adotar uma rotina mais saudável requer incluir certas práticas e excluir outras. Comer de maneira consciente, incluindo alimentos saudáveis e orgânicos, diminuir o consumo de bebida alcoólica e tabaco, e adotar um treino direcionado é o primeiro passo.

Entretanto, começar na vida fitness sem instrução pode causar vários problemas,  além de fazer movimentos que provavelmente não surtirão efeito. Ademais, comer poucas vezes por dia e não ter um cardápio pré treino faz com que o rendimento não seja vantajoso.

O ideal – mesmo! – é procurar ajuda especializada e seguir o planejamento. Por isso, mesmo que o nosso cronograma seja ótimo para quem está iniciando, indicamos procurar o acompanhamento de um personal trainer e nutricional, pois somente eles serão capazes de direcionar os melhores exercícios para o seu biotipo corporal.

Aliás, com o passar do tempo, é preciso fazer alterações na rotina de atividades físicas, pois nosso organismo tende a se adaptar e isso pode fazer com que a gente regrida. Para evitar a catabolização, é necessário fazer mudanças periódicas nas atividades executadas. Assim, os ganhos serão contínuos e a mudança de vida realmente eficiente!

Enfim, vamos falar do que realmente interessa? Confira, abaixo, nossa sequência direcionada para quem está começando na vida fitness e adote uma rotina de hábitos mais saudáveis!

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1 . Polisapato

Começar a se exercitar é um caminho trabalhoso, porém muito frutífero! E um dos exercícios que podem contribuir na rotina de quem está iniciando é o polisapato! Perfeito para melhorar a agilidade e coordenação motora, ele consiste em saltos elaborados dentro de um período de tempo ou em série de movimentos.

Para executar o exercício, você deve dar saltos levantando uma perna para frente e outra para trás. Os braços devem seguir o mesmo movimento, também de maneira alternada. Faça repetições até atingir a meta estipulada!

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2 . Agachamento

O modelo de agachamento que nós iremos indicar é o tradicional. Ótimo para fortalecer os músculos da região das coxas e panturrilhas, ele também é excelente para trabalhar equilíbrio e desenvoltura óssea.

Para fazê-lo é simples, porém faz-se necessário a execução correta para resultados eficientes. O primeiro passo para realizá-lo é afastar os pés da linha dos cotovelos e jamais deixar os joelhos passarem a linha dos pés. Agora é preciso abaixar – como se fosse sentar em uma cadeira – porém com a coluna ereta!
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3 . Skipping

Conhecido por ser um exercício de alta queima calórica, o skipping é ótimo para quem deseja emagrecer, porém não tem condições de ir a academia! Assim, como é fácil e não precisa de aparelhagem específica, pode ser feito tranquilamente em casa.

Executá-lo também é bastante fácil, porém requer muito fôlego e disposição! Com os braços flexionados e cotovelos rente ao corpo, você deve simular uma corrida, porém sem sair do lugar. Ah, os movimentos devem ser intensos e muito rápidos, justamente para potencializar a queima de calorias!
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4 . Avanço

Outro exercício direcionado para a região das pernas e glúteos, o avanço é uma atividade que também é perfeita para quem deseja trabalhar o equilíbrio e fortalecimento muscular. Fácil de ser executado, você pode fazê-lo tranquilamente na sala da sua casa!

Ele consiste em exercitar uma perna por vez, flexionando o joelho e quadril em postura ereta. Para facilitar o equilíbrio, você pode colocar as mãos na região da cintura e flexionar o joelho como se fosse pedir alguém em casamento. Repita o movimento conforme a meta programada!
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5 . Abdominal simples

O treino abdominal tem muitas variantes, afinal de contas, existem diversas maneiras de executar esse exercício. Ótimo para trabalhar abdômen e respiração, é um ótimo exercício para quem deseja potencializar a queima calórica na região da barriga!

A execução do abdominal simples é bastante fácil e você já deve ter visto por aí! Consiste em deitar com as costas rente ao chão, flexionar os joelhos e deixar os pés em contato com o chão. Para facilitar, cruze os braços no peito ou coloque as mãos na nuca e levante até a altura dos joelhos, depois volte à posição inicial.
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6 . Polichinelo

Um dos exercícios mais tradicionais, o polichinelo é um combo perfeito para quem deseja trabalhar condicionamento físico, resistência, queimar calorias e garantir coxas e panturrilhas mais tonificadas.

De pé, em posição ereta e com os braços rente ao corpo, você deve dar saltos no mesmo lugar. Porém, quando o salto acontecer os braços devem ser elevados na altura da cabeça e em posição reta. Quando as pernas retornarem à posição inicial, os braços também devem voltar!
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7 . Caminhada

Finalmente, mas não menos importante! A boa e velha caminhada é uma ótima opção para quem deseja começar a treinar e evoluir até um treino de corrida. Alternativa muito viável para aquecer o corpo e não requer muitos aparelhos – somente roupas apropriadas e um tênis confortável.

Ótimo para um aquecimento realmente eficiente, você pode, por exemplo, dar voltas nos quarteirões próximos a sua casa e, quando chegar nela, fazer a sequência de atividades que nós indicamos. Pronto, você já tem um treino completo do início ao fim!
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Não se esqueça que antes e depois de qualquer atividade física, é preciso uma seção de alongamento, assim evitamos lesões por esforço excessivo! Além disso, é interessante ter uma rotina de atividades físicas por ao menos três vezes por semana, para que os resultados possam ser mantidos e potencializados.

É importante frisar também que mesmo nas atividades feitas em casa, é importante adotar vestimentas apropriadas, que permitam respiração do corpo e não cause superaquecimento, levando a fadiga, tontura ou qualquer outro mal-estar.

E daí? Gostou da nossa rotina de exercícios físicos para iniciantes? Agora que você já sabe o que fazer para começar a treinar, que tal investir em uma rotina alimentar mais saudável e hábitos que valorizem sua qualidade de vida?

Aqui no blog da Holyfit nós temos muitos outros conteúdos como esse! Semanalmente nós divulgamos textos sobre séries de treinos direcionados, alimentação saudável e estilo de vida! 

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