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Exercícios Físicos

Musculação Para Idosos? Guia Completo De Exercícios

Publicado em 12.05.2021 | comentários
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Imagem do autor Ricardo Alves
Ricardo Alves
Redator da Holyfit

Comumente relacionada a treinos para jovens que desejam ter corpos definidos, a musculação não é um exercício exclusivamente para tonificar membros, mas atua também no fortalecimento dos ossos e músculos, ajuda a aumentar a capacidade cardiorrespiratória, além de melhorar a qualidade de vida!

Por isso, a musculação para idosos também é muito indicada! Apesar da ideia de que – conforme ficamos mais velhos – precisamos pegar leve e diminuir o ritmo de treino, o que devemos é adequá-lo para as necessidades que nosso corpo tem em períodos da nossa vida, no caso aqui, na terceira idade!

Pensando nisso, nós da Holyfit procuramos por profissionais que pudessem nos dizer quais são os melhores exercícios de musculação para idosos, e elaboramos um guia completo com essas atividades!

Quer ficar por dentro de todas essas informações? Continue rolando a página!

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Quais exercícios são indicados para idosos?

A prática de atividades físicas já está há muito tempo consolidada como algo importante para diversas áreas da nossa saúde! Contudo, quando pensamos nela aplicada a pessoas mais idosas, tendemos a nos questionar se elas realmente fazem sentido, já que relacionamos a idade a um fator de debilidade física.

É fato que conforme o tempo vai passando nosso corpo tende a sofrer modificações. No envelhecimento tendemos a ficar mais lentos, temos a diminuição da nossa coordenação motora, o metabolismo já trabalha mais devagar, além de nossa gordura corporal aumentar.

É nesse sentido que a musculação para idosos se faz necessária! Enquanto jovens desejam tonificar músculos e definir corpos, na terceira idade podemos ver os benefícios do treino muscular em pequenos aspectos, como aceleração do metabolismo, melhora a coordenação motora, controla a pressão arterial, além de proporcionar mais vigor físico!

Por isso, ao contrário do pensamento de que pessoas idosas não devem praticar a musculação, ou qualquer atividade ligada tipicamente a "pessoas jovens”, a prática é possível como também é muito indicada por médicos, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas!

Contudo, é importante salientar que as atividades praticadas por idosos precisam de acompanhamento especializado, pois ele te ajudará a entender qual exercício pode ser feito por nas etapas de desenvolvimento da musculação!

Por isso, mesmo com nossas dicas, se você tem interesse na prática da musculação, procure um personal trainer e peça para ele te ajudar nessa tarefa, tudo bem?

Assim, se você é uma pessoa que está na terceira idade e procura melhorar as funções do seu corpo no dia a dia, continue a leitura desse post e venha conhecer os melhores exercícios de musculação para pessoas com mais de 60 anos!

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Exercícios de flexibilidade

Conforme já foi mencionado anteriormente, com o passar do tempo a nossa flexibilidade tende a diminuir. Por isso, incluir treino de flexibilidade é algo essencial nessa etapa da vida, já que eles ajudam a aumentar a força muscular e melhoram a coordenação motora!

Exercícios como yoga, pilates ealongamentos são super eficientes. Além disso, como apoio muscular – considerando o nível de treino que o idoso já se encontra – é possível incluir halteres para ajudar a aumentar a resistência dos músculos.

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Exercícios de equilíbrio

Se você já passou dos 60 é possível ter sentido que o equilíbrio de antes já não continua o mesmo, concorda? Isso ocorre pois, com o passar do tempo, tendemos a ficar mais lentos e sentir nossa musculatura mais enfraquecida.

Combinado a outros tipos de treino, como o de flexibilidade, os exercícios para melhora no equilíbrio podem ajudar a aumentar a capacidade motora, além de fortificar ossos, fator muito importante nesse período em que doenças como osteoporose acometem muitos idosos.

Atividades simples, como agachamento, levantar e sentar em cadeiras sem apoio das mãos e com postura adequada, além de um treino de corrida bem elaborado, podem ajudar na melhora do equilíbrio. Aos poucos é possível incluir pesos, como no caso do agachamento, por exemplo, o que ajuda a aumentar ainda mais a eficácia desse tipo de exercício.

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Exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são muito importantes para controle do índice de açúcar no sangue, ajudando a diminuir risco de diabetes, por exemplo. Além disso, eles atuam auxiliando no controle da pressão arterial, o que é essencial para pessoas que possuem problemas de hipertensão.

Por isso, eles precisam ser incluídos no treino para idosos, uma vez que previnem doenças cardiovasculares que estão muito associadas a pessoas acima dos 60 anos. Contudo, é necessário – assim como nos demais tipos de exercícios – cuidado na execução dos movimentos e acompanhamento especializado.

É interessante investir em exercícios como natação, remo, caminhada, ciclismo, dança e até mesmo subir escadas, pode ser possível – desde que feitos com atenção e acompanhamento. Contudo, priorizar atividades que diminuam o impacto, como é o caso de treino aquáticos, é mais apropriado para a terceira idade.

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Exercícios de fortalecimento

Já para fortalecimento muscular precisamos falar de treino de musculação tradicional! Como assim? Trata-se exatamente daquele tipo de exercício que fazemos na academia, com prancha, levantamento de pesos, e uso frequente de halteres.

Aqui, mais do que nunca, é preciso de acompanhamento profissional, pois é importante verificar se o treino não está muito leve ou pesado e ir fazendo adequações até chegar no melhor método para a pessoa.

Leg press horizontal, gêmeos, supino máquina e desenvolvimento de halteres estão entre os mais praticados e indicados. Esses exercícios são muito importantes, pois além de atuarem na musculatura, eles também são funcionais. Como assim?

Bem, o leg press horizontal ajuda na melhoria de atividades corriqueiras, como levantar, sentar e agachar, que normalmente ficam debilitadas pela idade. Já os gêmeos – aquela atividade que fica na ponta dos pés e queima a panturrilha – auxiliam na circulação do local, o que previne varizes e trombose.

Já o supino máquina e desenvolvimento de halteres – exercícios para os membros superiores – atuam diretamente na melhoria de atividades do nosso dia a dia, como carregar sacolas, levantar caixas e pegar, empurrar demais objetos pesados.

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Interessado em saber um pouco mais sobre a combinação infalível entre os treinos aeróbicos e muscular? Aqui mesmo no blog nós temos um texto que pode te ajuda! Dê uma passadinha por lá depois!

Deu para perceber como incluir um treino muscular na terceira idade é essencial para a saúde física, não é mesmo? Porém, ele também é muito importante para a qualidade da saúde mental, uma vez que libera hormônios responsáveis pela sensação de satisfação, alegria e prazer.

Muito idosos encontram-se deprimidos, seja pelo preconceito social, que os colocam em uma condição de pessoas incapazes, seja pela chegada inevitável da idade, e o treino físico muscular pode ajudar melhorando a disposição, sensação de bem-estar, além de ser uma atividade de rotina, que faz o idoso se sentir capaz e útil!

Gostando do nosso conteúdo? Aqui no blog da Holyfit nós sempre trazemos textos semanais que abordam as diferentes vertentes do universo fitness! Continue conosco!

Aproveite que você está animado e pronto para começar um treino e vem entender qual o seu biotipo corporal, para ficar ainda mais informado sobre quais os melhores exercícios para você! Te vejo no próximo post!

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