icone sacola
0
Seu carrinho está vazio :(

Clique aqui e seja exclusivo!

botão whats

Exercícios Físicos

Treino Funcional ou Musculação ? Escolha com a Holyfit!

Publicado em 20.12.2021 | comentários
30 visualizações
Imagem do autor Ricardo Alves
Ricardo Alves
Redator da Holyfit

O treinamento funcional tem ganhado cada vez mais espaço no mundo das atividades físicas, tanto entre os atletas profissionais que buscam melhorar sua performance quanto entre as pessoas que querem melhorar seu desempenho nas atividades diárias e garantir uma boa saúde.

Quem está começando agora ou quer mudar a rotina de treinos clássicos de academia pode se perguntar qual a diferença entre os exercícios funcionais e a musculação. Por isso a Holyfit preparou um post com tudo que você precisa para escolher a sua modalidade, confira!

Qual a diferença entre funcional e musculação?

A primeira coisa que deve ficar clara é a diferença entre os dois tipos de treino, ao entender essas diferenças você consegue escolher a modalidade correta para alcançar suas metas com os treinamentos.

O treino funcional consiste em realizar movimentos básicos do corpo humano como correr, pular, agachar, etc. Esses movimentos costumam usar diversas áreas do corpo de uma só vez e podem ser feitos sem o auxilio de equipamentos externos, somente com o peso do próprio corpo.

Já a musculação trabalha com movimentos dentro de um eixo pré-definido e com foco em partes específicas do corpo. De maneira simplificada são movimentos que trabalham apenas alguns conjuntos de músculos por vez, o que garante ótimos resultados para quem busca a hipertrofia muscular.

Ao contrário do funcional os exercícios para musculação normalmente utilizam equipamentos como pesos, barras e equipamentos de academia. Além da disponibilidade desses aparelhos também é bom entender os benefícios da musculação para fazer a escolha.

Benefícios da musculação

Os praticantes da musculação recebem uma série de benefícios quando treinam com regularidade e da maneira correta. Lembrando que, como os movimentos trabalham músculos específicos, é preciso realizar uma série completa com movimentos para todo o corpo. Veja alguns dos benefícios da musculação:

  • Aumento das células musculares (hipertrofia);
  • Ganho de força;
  • Queima de gordura;
  • Aumento na densidade óssea;
  • Melhora nas capacidades físicas em geral.

musculacao-blog

Benefícios do funcional

Os exercícios funcionais também possuem uma série de benefícios interessantes e que devem ser cogitados na hora de escolher o tipo de treino. Confira alguns desses benefícios na sequência:

  • Fortalecimento dos músculos;
  • Melhora a flexibilidade e a coordenação;
  • Trabalha o sistema cardiorrespiratório;
  • Diminui os níveis de gordura.

Embora não seja no mesmo nível da musculação, os exercícios funcionais também proporcionam um fortalecimento nos músculos do corpo e até a definição do mesmo. Acesse nosso post sobre o assunto para entender melhor! Exercícios com elásticos e outros equipamentos podem ser feitos no funcional para trabalhar mais nessa parte.

treino-funcional-blog

Diferenças em cada treino

Já deu pra perceber que esses dois tipos de treino possuem grandes diferenças entre si, os treinos funcionais utilizam movimentos complexos que trabalham diversas áreas do corpo de uma só vez. Uma vantagem desse tipo de treino é a queima de calorias, já que os movimentos utilizam grandes quantidades de energia.

A musculação, no entanto, utiliza de repetições e movimentos bem específicos que trabalham alguns músculos de forma isolada. O uso de máquinas e pesos está bem presente nessa modalidade e seu praticante deve estar disposto a frequentar uma academia.

diferenca-entre-funcional-e-musculacao-blog

Qual emagrece mais, funcional ou musculação?

Já falamos aqui como os movimentos do funcional são úteis para gerar um gasto calórico alto, que resulta na queima de gorduras por todo o corpo. Isso não quer dizer que a musculação também não seja indicada para queimar calorias.

Em todo caso para quem quer alcançar bons resultados na perda de peso é preciso estar disposto a treinar com eficiência e regularidade. Com isso é possível eliminar a gordura nos dois tipos de treinamento!

Conclusão: treino funcional ou musculação?

Depois de analisar todos esses pontos fica bem mais fácil escolher o tipo de treino ideal para os seus objetivos. Quem busca flexibilidade, resistência e qualidade nos movimentos diários pode tranquilamente optar pelos exercícios funcionais.

Já aqueles que buscam a hipertrofia e o ganho de força podem escolher os exercícios para musculação sem problemas. Lembre-se de praticar com cuidado e atenção para obter ótimos resultados sem abrir mão da segurança.

Outra coisa que deve ser avaliada é a disponibilidade para ir à academia, no caso de uma rotina mais apertada é possível fazer exercícios funcionais sem sair de casa. Encontre um tempo na semana para praticar e não deixe de adquirir todos os benefícios do funcional!

Se você quer fazer musculação em casa também é possível investir nos equipamentos para realizar os treinos. Lembre-se que uma vez comprados eles ficarão sempre disponíveis para uso, é um investimento interessante para sua saúde.

Cuidados na hora do treino

Seja qual for o treino escolhido, é preciso respeitar os limites do corpo e consultar um médico para saber se existe alguma contraindicação. Também é indicado usar roupas e tênis adequados para os treinos, que garantam a liberdade e a eficiência nos movimentos.

Alguns exercícios funcionais possuem movimentos complexos, que podem exigir mais experiência do usuário. Treine sempre com cuidado e atenção e, se for iniciante, procure um profissional para te auxiliar nos treinos.

Os praticantes de musculação também devem observar a maneira correta de realizar os movimentos, os exercícios com grandes quantidades de peso possuem um grande risco de lesões caso sejam feitos da maneira incorreta.

Quer continuar recebendo conteúdos como esse? Então siga o blog da Holyfit e fique por dentro de conteúdos que irão aumentar a qualidade dos seus treinos e garantir ótimos resultados.

Escolheu o funcional? Então confira nosso post sobre circuitos funcionais para já começar a praticar!

Comentários

Holyfit e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.