0
Seu carrinho está vazio :(

botão whats

Exercícios Físicos

O que é fisiculturismo? Entenda tudo sobre a prática!

Publicado em 26.05.2021 | comentários
68 visualizações
Imagem do autor Ricardo Alves
Ricardo Alves
Redator da Holyfit

Você já deve ter visto em algum lugar – ou pelo menos ouvido falar – de competições em que a meta é ter um melhor aspecto físico, que exalte a musculatura bem definida! Esse tipo de prática tem crescido muito nos últimos anos no Brasil e, por isso, a seguinte pergunta tem sido feita com frequência: o que é o fisiculturismo?

De maneira geral, o fisiculturismo é um tipo de modalidade competitiva focada na musculação e na hipertrofia muscular mais acentuada, que gera interesse em atletas, entusiastas e patrocinadores de produtos para estética, desenvolvimento muscular e – inclusive – no nicho de roupas esportivas e para academia.

Existem diversos aspectos que integram a prática do fisiculturismo. Por isso, se você é uma pessoa que está interessada em entender mais sobre essa atividade, nosso texto vai lhe servir muito bem. Continue rolando a página e vem conferir tudo o que a Holyfit preparou para você sair daqui preparado para ingressar nessa modalidade física!

o que e fisiculturismo blog 3

Qual objetivo do fisiculturismo?

Atividades relacionadas a medição de força, como levantamento e arremesso de peso, estão há muito tempo integrando a categoria de atividades físicas. Na verdade, ela surgiu no berço das Olimpíadas – Grécia – e ganhou destaque por ser praticada por pessoas que possuem um alto grau de desenvolvimento muscular.

Hoje, se observarmos o contexto histórico, o fisiculturismo tem ganhado cada vez mais destaque e sido procurado por homens e mulheres que desejam esculpir seus corpos, evidenciando formais musculares mais avantajadas e rígidas.

De maneira objetiva, a finalidade do fisiculturismo está baseada na definição dos músculos do corpo . Por isso,  o que mais chama atenção é o design dos corpos, que são sempre muito estruturados e evidenciam partes musculares que nem sabíamos que existiam, não é mesmo?

Contudo, como o fisiculturismo surgiu dentro do halterofilismo, muitas pessoas ainda sentem dúvidas em diferenciar as duas modalidades. Pensando nisso, o nosso próximo tópico irá abordar as diferenças existentes nas duas abordagens. Acompanhe!

o que e fisiculturismo blog 4

Qual a diferença de fisiculturismo e halterofilismo?

Como já dito lá na introdução, o fisiculturismo surgiu na Grécia, local em que foi idealizado os Jogos Olímpicos, contudo não é uma modalidade esportiva integrada na competição, eis a primeira diferença entre os dois, pois o halterofilismo faz parte das Olimpíadas desde a edição em Atenas, em 1986.

Além disso, podemos ver diferença também no objetivo do treinamento. Enquanto no fisiculturismo os movimentos e exercícios são voltados para definição da forma física, trabalhando o crescimento de fibras musculares e eliminação de gordura, no halterofilismo a ideia é um pouco diferente!

Por mais que no halterofilismo também haja uma grande definição da forma física – resultante de exercícios intensos e direcionados – o objetivo nessa modalidade é o aumento da força, voltado para um pico de explosão máxima na execução de levantamento de peso.

O treino não é focado na repetição, mas sim no acréscimo de muita carga, o que promove uma melhora no desempenho de forma sequencial. Nos dois casos é importante acompanhamento nutricional e esportivo, para direcionar os exercícios para cada tipo de objetivo!

Deu para entender a diferença entre os dois, não é mesmo? Porém, como você está procurando entender mais sobre fisiculturismo, vamos focar – neste texto – em mais informações sobre ele! Acompanhe logo abaixo as maiores características dessa modalidade!

o que e fisiculturismo blog

Quais as características do fisiculturismo?

O profissional do fisiculturismo precisa atender certos padrões estéticos para poder ser considerado um expert dessa modalidade, além de serem aspectos importantes para terem condições de participar de campeonatos!

Acompanhe nossa lista geral de aspectos que todo fisiculturista precisa ter:

  • Costas e ombros largos: em competições, os jurados costumam avaliar a composição formada pelos ombros e costas. A forma em “V” é a mais bem vista dentro da modalidade, pois evidencia um bom trabalho com os músculos dessa região;

  • Cintura afunilada: a cintura é uma parte fundamental no fisiculturismo, pois ela é a balança que mede a proporcionalidade entre membros superiores e inferiores. Outro aspecto importante é que ela precisa ser mais fina e mostrar todo o trabalho muscular dessa região;

  • Panturrilhas rígidas: utilizada muitas vezes como critério de desempate nas competições, a panturrilha do fisiculturista precisa ter a musculatura muito bem trabalhada e desenvolvida, deixando evidente que a parte também está em harmonia com o conjunto do corpo;

  • Volume muscular sem exageros: ao contrário do que muitos pensam, o fisiculturismo não tem a ver com excesso muscular, mas sim com proporção e beleza total da musculatura. Por isso, exagerar – e até mesmo usar anabolizantes para promover inchaço – são muito mal visto por qualquer comissão julgadora em campeonatos;

  • Definição impecável: aspecto básico no fisiculturismo, a boa definição e densidade muscular são um dos primeiros critérios julgados em competições. É preciso trabalhar a proporcionalidade dos músculos, sem que eles comprometam a estrutura do atleta. Como assim? Pessoas de estatura menor precisam ter músculos definidos de acordo com o que seu corpo comporta, sem que comprometa a beleza do conjunto;

  • Empatia e estética bela: boa desenvoltura no palco, confiança e carisma são aspectos muito importantes em competições de fisiculturismo. A plateia precisa gostar da performance e se identificar com o atleta, assim como os jurados;

  • Braços bem definidos: o combo tríceps e bíceps são muito importantes no fisiculturismo. Eles precisam ser delineados, bonitos e evidenciar com proporção a combinação entre eles e o resto dos músculos do corpo;

  • Simetria: tudo o que falamos até aqui gira em torno dessa característica: a simetria. Ter uma musculatura rígida, bem definida e esteticamente bonita é importante, porém se não houver proporcionalidade entre os membros fica muito difícil competir na modalidade. Ou seja? Nada de braços evidentes e panturrilhas sequinhas, certo?

Já que estamos falando de campeonato de fisiculturismo, que tal você entender como ele funciona? O tópico a seguir vai te mostrar como ocorre a grande maioria das competições!

o que e fisiculturismo blog 2

Como funciona um campeonato de fisiculturismo?

Divulgado cada vez com mais frequência, os campeonatos de fisiculturismo são elaborados para julgar a desenvoltura e beleza de corpos atléticos, com musculatura bem definida e evidente!

Ele é formado por uma comissão julgadora composta por técnicos e especialistas. Normalmente ela é formada por cinco a sete profissionais, que observam o comportamento do atleta no palco, julgando, avaliando e classificando aqueles que possuem melhor entre os competidores.

Os atletas usam uma vestimenta específica que precisa ser em tom discreto, para não tirar o foco do que realmente importa, ou seja, os músculos bem definidos e torneados. Os trajes precisam valorizar o corpo do atleta, por isso muitos escolhem cores que sejam harmônicas com o tom da pele. Outro aspecto muito utilizado para embelezar ainda mais o corpo são os bronzeadores, cremes e óleos, pois ajudam a realçar a definição dos músculos.

Em relação ao tempo de apresentação, os atletas precisam realizar suas performances dentro de um minuto, que normalmente consiste em uma coreografia muito bem executada e música envolvente.

Todos esses critérios, além da boa forma física – que é de longe o mais importante – são avaliados pela comissão julgadora. Ao final do campeonato é escolhido o atleta que teve melhor desempenho.

E daí? Ficou interessado em ser um fisiculturista? Devo dizer que a rotina desse atleta é regrada, baseada em uma alimentação direcionada e bastante específica. Além disso, o treino é pesado e requer muita disciplina!

Contudo, se você deseja começar os primeiros passos para ingressar na modalidade, vale a pena consultar profissionais nutricionistas e físicos, pois eles podem oferecer as melhores e mais completas informações para o seu desenvolvimento.

Aqui no blog da Holyfit nós trazemos conteúdos semanais sobre diversos aspectos do universo fitness, como treinos, dicas de alimentação e as roupas mais adequadas para esse tipo de esporte. Inclusive, confira nosso post incrível sobre os alimentos mais adequados no pós-treino para secar de vez e fortalecer a musculatura!

Te espero no post!

Comentários

Holyfit e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.