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Exercícios Físicos

O que é um treino de força e como ele funciona?

Publicado em 17.03.2021 | comentários
19 visualizações
Imagem do autor Ricardo Alves
Ricardo Alves
Redator da Holyfit

As pessoas que fazem exercícios físicos começam por motivos distintos, algumas buscam o emagrecimento, outras o aumento dos músculos ou da força muscular. Atualmente, o treino de força é uma modalidade muito buscada por aqueles que desejam criar uma resistência superior e assim conseguir ter um melhor desempenho em outras áreas.

Se você já ouviu falar sobre esse tipo de modalidade e deseja entender mais a fundo sobre o assunto, confira os próximos típicos e saiba o que é treino de força, como ele funciona e ainda algumas dicas de quais atividades você pode fazer para ter músculos mais preparados para aguentar pesos maiores. 

Treino de força: conheça o conceito

O treino de força é o nome dado a uma série de treinos com o objetivo de fortalecer os músculos de um indivíduo. Esse exercício é indicado para pessoas que já possuem experiência, pois exige uma preparação dos músculos. Para fazê-lo corretamente e ter resultados efetivos, é necessário ter acompanhamento de um profissional. 

Ainda é comum que algumas pessoas confundam o termo treino de força com hipertrofia, mas os dois termos não se diferenciam só pelo conceito, mas pelas atividades realizadas. Enquanto o de força pede por séries para aumentar a resistência e equilíbrio do atleta, a hipertrofia é voltada para finalidades estéticas, pois serve para aumentar a musculatura. 

Contudo, os dois podem ser realizados paralelamente, isso porque, segundo especialistas da área, quem já treina para aumentar os músculos do corpo pode começar a praticar a sua força a fim de ter melhores resultados, pois dessa forma será capaz de levantar pesos cada vez maiores. 

Por fim, é importante salientar novamente que para iniciar essa modalidade, o atleta precisa de todo o aparato de um profissional, pois caso ele pratique as séries de qualquer jeito, pode ter problemas sérios, como dores no corpo e distensão muscular que causa a ruptura das fibras. 

o que e um treino de forca e como ele funciona blog 1

Como o treino de força funciona? 

Se você já frequenta a academia ou o crossfit, provavelmente já viu alunos levantando uma alta carga de peso em poucas séries. É possível que eles estavam fazendo o treino de força, que tem como uma de suas características usar todo o potencial muscular até chegar à falha. 

Entretanto, para quem tem o objetivo de aumentar sua resistência, é importante saber como tudo isso funciona, que é a seguinte: o treino correto geralmente é dividido em alguns pontos específicos, nos quais são envolvidos o volume de séries, repetições, intervalos, intensidade e frequência.

Em relação às séries e repetições, elas devem ser feitas de forma simples e em até 6 vezes. Essa é uma média entre pessoas que estão na fase intermediária, porém a quantidade varia dependendo da capacidade física e nível. Já sobre o intervalo, alguns profissionais indicam uma média de 24 a 48 horas. 

Quando falamos sobre intensidade, por sua vez, é recomendável que seja feita de uma forma na qual a pessoa possa utilizar toda a sua força. Para ter efeitos mais visíveis, é necessário ter uma frequência ativa, ou seja, o atleta precisa treinar toda semana, de preferência 3 vezes a cada 7 dias. 

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Quais são os treinos de força? 

Existem vários tipos de treinos de força e cada um deles serve para aumentar a capacidade do músculo de aguentar pesos cada vez maiores. Veja os próximos tópicos e confira alguns que você pode começar ainda hoje: 

Levantamento terra

O levantamento de terra exige que a pessoa esteja em pé, frente à barra. Para evitar a má postura, é necessário deixar uma perna levemente afastada da outra e a coluna reta. Assim, basta agachar com as pernas flexionadas, levando as coxas perto da posição horizontal. Por fim, é preciso segurar a barra com os braços esticados e levá-la até a região das coxas, repetindo o processo.

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Elevação em barra fixa

Para fazer a elevação na barra fixa, o indivíduo precisa segurar a barra com as mãos na largura dos ombros, com as palmas da mão voltadas para ele. Depois disso, ele precisa se pendurar com os braços esticados e juntar as omoplatas, ativando o dorsal e os rombóides. Por fim, é necessário puxar o corpo para cima, colocando os cotovelos na área da cintura.

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Remada baixa 

A remada baixa é um dos exercícios voltados para aumentar a força das costas, pois envolve vários músculos do corpo. Para fazê-la corretamente, a pessoa precisa se sentar no banco ou no chão e segurar os pegadores mantendo os braços esticados. Depois disso, é necessário puxar os pegadores, levando-os até o peito e assim estender os braços até voltar a posição do começo. 

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Lembre-se que para atingir os seus objetivos, você deve manter uma frequência adequada nas suas atividades, pois os músculos dependem de incentivos para se desenvolver. Dessa forma, evite pausar os seus treinos, além disso, mantenha uma alimentação balanceada e beba bastante água. 

Outro aspecto importante para promove bons resultados é se alongar antes do treino, pois além de te proporcionar uma maior flexibilidade, ainda aquece os seus músculos, deixando-os mais preparados para aguentar os pesos. Com todas essas dicas, você verá uma diferença significativa. 

Para ver mais conteúdos sobre exercícios físicos, recomendações das melhores práticas e ainda dicas para melhorar o seu estilo de vida, continue nos acompanhando aqui no blog da Holyfit e esteja sempre por dentro das novidades! Até o próximo post. 

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