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Exercícios Físicos

Pular corda emagrece? Leia para descobrir a verdade!

Publicado em 07.07.2021 | comentários
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Imagem do autor Ricardo Alves
Ricardo Alves
Redator da Holyfit

Pular corda emagrece? Sim! Este exercício é um aeróbico esplêndido para gastar calorias, isso porque ele movimenta o corpo como um todo que, aliás, no começo é difícil, como qualquer outro exercício, mas com os treinos o corpo se desenvolve e tudo fica mais fácil. 

Como pular corda é assunto bem interessante para quem quer buscar desenvolvimento corporal, nós preparamos este conteúdo completo! Ao longo do post, você conhece os benefícios de pular corda, como pular e 10 dicas práticas para incluir no treinamento, além de alguns movimentos errados que muitos fazem. Não pule nenhum tópico – brincadeirinha! – vamos ler? 

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7 benefícios de pular corda 

Como todo exercício físico, pular corda também proporciona inúmeros benefícios para a saúde corporal, seja ela física ou mental. Por isso, nós estruturamos aqui os benefícios que a prática oferece. Confira quais são eles a seguir. 

1. Combo: diversão e exercício

Pular corda não te lembra infância? É uma das brincadeiras favoritas quando somos crianças, afinal, sempre foi um desafio pular mais que as demais ou aguentar pular um monte no "fogo, foguinho".

Ah, e lembra daquele desafio que tinha que entrar com a corda batendo? "Um homem que bateu em minha porta, e eu a-bri. Senhoras e senhores ..." Realmente, era um desafio incrível entrar com a corda em movimento, ainda mais bater a mão no chão, dar uma rodadinha e ir para o olho da rua. 

Esse gostinho de infância que sentimos ao pular corda, é a melhor combinação entre diversão e exercício físico

2. Aumenta a resistência

Comece a pular que com certeza o suor vai começar a escorrer pelo rosto e a respiração ficará mais pesada. Isso é o corpo lutando para conseguir manter o ritmo do exercício. Este é um exercício aeróbico, então seu foco é aumentar a resistência corporal.

Dentro dessa habilidade encontram-se o fortalecimento pulmonar. Com o tempo é perceptível que o corpo demora mais para fadigar e sua respiração demora para ficar ofegante. Este é um sinal claro que o treino está funcionando. 

Quanto maior a resistência pulmonar, melhor é a performance desse órgão. Com isso, ele capta rapidamente o oxigênio e já manda para o sangue distribuir para os músculos e os demais órgãos. 

É um aprimoramento completo do condicionamento físico! 

3. Emagrece através da queima de calorias 

Já tentou pular corda por 30 minutos? Pense na quantidade de pulos que seu corpo consegue dar em 1 minuto, é bastante não é mesmo? Por isso, um treino de meia hora intenso é suficiente para queimar mais calorias do que uma corrida. 

É uma maneira eficaz de se livrar dos pneus indesejados e queimar a gordura do corpo inteiro. Inclusive, é um dos exercícios presentes em treinos de HIIT e feitos por diversos atletas. Combinar diferentes intensidades é o segredo para queimar muitas calorias

Quer emagrecer e aumentar o tônus muscular? Então, pule corda e faça a dieta para ganho de massa magra. Confira as 8 dicas que preparamos para hipertrofiar seus músculos. 

4. Tonifica os músculos 

Pense no movimento de pular, quais músculos são usados neste processo? Só na parte inferior nós temos a panturrilha, os glúteos e os isquiotibiais. Já nos membros superiores temos os ombros, bíceps, tríceps, dorsais e antebraço. E claro, os músculos do core, como os abdominais e a lombar. 

Todos eles são estimulados durante o treino e se desenvolvem. Viu como é um movimento completo? Diferente do ciclismo que exercita muito os músculos da perna, aqui o corpo inteiro é trabalhado. 

Com todo esse agrupamento de músculos desenvolvidos, as articulações também recebem esse benefício. Uma vez que eles auxiliam o sangue a retornar dos membros periféricos até a área central. 

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5. Previne doenças cardiovasculares

Isso você já está cansado de saber, porém nunca é demais lembrar. Fazer exercícios físicos previne doenças, pular corda previne doenças! Principalmente as que envolvem o sistema cardiovascular como infarto, diabetes, trombose e hipertensão. 

Isso acontece pois queima muitas calorias e não fica sobrando glicose no sangue, nem mesmo criando placas de gordura na veia. 

Afinal, o treino aeróbico desenvolve muito o sistema cardiovascular, isso porque ao fazer os movimentos intensos o músculo precisa de oxigenação, e quem pega o oxigênio dos pulmões e leva até os músculos é o sangue.

Com isso, o coração bombeia mais rápido, as veias trabalham mais depressa e , consequentemente, todo o sistema é aprimorado, prevenindo doenças nestas regiões. 

Pular corda é um treino cardiovascular, ele está entre os melhores junto com mais 7 práticas esportivas. Confira o post sobre os tipos de treinamento cardiovascular e confira todas as opções. 

6. É dinâmico e econômico

Quanto custa uma corda? É muito acessível. Por isso, é um dos exercícios físicos mais econômicos que existe, basta uma corda e um espaço que dê para batê-la. Aliás, essa é outra versatilidade. 

O corpo não se limita a um aparelho de academia, a uma piscina de natação ou a uma quadra de tênis, em qualquer lugar é possível levar uma corda e pular. Esse dinamismo é fenomenal!

Seja em parques, ruas, quintais, até mesmo na viagem é possível carregar dentro da mala. Parou para abastecer, faça uma série e volte dirigir. Com certeza, esse pequeno momento fará toda a diferença na circulação das pernas durante a viagem. 

7. Aprimora a coordenação motora 

Um dos maiores desafios é bater corda para si mesmo. Parece fácil, mas é muito complicado coordenar os movimentos dos braços e das pernas. Por isso, um dos maiores benefícios desse movimento é o aprimoramento da conexão entre os músculos corporais e a mente. 

Uma das maiores características de quem não tem coordenação é pular e "sair andando", ou seja, não consegue pular no mesmo lugar. Isso também é falta de  treinar em um local demarcado e esforçar-se para manter o corpo fixo. 

Com o tempo, isso fica no automático. O corpo conecta os músculos superiores e os inferiores fazendo com que todos trabalhem em harmonia. No final, ainda desenvolve a agilidade, equilíbrio e o foco

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Como pular corda? 10 dicas práticas

Depois de conhecer todos os benefícios de pular corda, deu até vontade não é mesmo? Saiba que tem o jeito certo de pular, por isso nós já elencamos para você algumas dicas práticas para pular corda corretamente e garantir todos os benefícios. Confira!

1. Mantenha o pescoço relaxado para não prejudicar a cervical; 

2. Deixe o olhar fixo em um ponto para manter a concentração;

3. Contraia os músculos abdominais para estabilizar a coluna; 

4. Flexione os joelhos levemente para amortecer o impacto;

5. Movimente apenas os punhos, no máximo os cotovelos para controlar a amplitude;

6. Pule sem corda para o corpo acostumar com o movimento;

7. Bata a corda vagarosamente para o corpo se preparar para o impacto; 

8. Pule quando ouvir o barulho do atrito da corda com o chão;

9. Use as pontas do pé para pegar impulso;

10. Pegue um ritmo até a falha. 

Todas essas dicas são essenciais para aprender a pular corda corretamente, isso porque elas previnem lesões nas articulações e proporcionam conforto para os músculos trabalharem. 

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4 erros comuns ao pular corda

Os erros estão presentes em todos os lugares, claro que ao pular corda eles também acontecem. Nesse caso, eles consomem muita energia corporal o que fadiga o corpo sem ter feito o exercício corretamente.

Sem falar que os erros comprometem o ritmo e podem causar lesões. Assim como o tópico anterior, nós listamos aqui alguns erros comuns: 

1. Dar dois pulinhos, ou seja, pular no intervalo entre os saltos da corda;

2. Querer pular muito alto; 

3. Pular dobrando o joelho até o quadril; 

4. Braço aberto e rígido; 

Todos esse são erros podem acontecer simultaneamente. O melhor é que todos podem ser corrigidos, basta treinar constantemente para o corpo acostumar com o movimento correto. 

Então, já colocou sua roupa fitness para pular corda? Com certeza esse será seu mais novo exercício aeróbico. 

Continue acompanhando o blog da Holyfit para sempre estar bem informado sobre exercícios físicos. Aproveite para conferir o conteúdo completo sobre o treino que une musculação e aeróbico

Nos vemos no próximo post!

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