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Dicas

Rotina saudável: conheça 6 pontos para adotar no dia a dia!

Publicado em 08.09.2021 | comentários
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Ricardo Alves
Redator da Holyfit

Ter uma rotina saudável é mais fácil do que você imagina. Sabe por que falamos que é simples? Pois nosso corpo responde positivamente a cada melhoria que fazemos em nossa rotina e isso é motivador. É claro que mudar hábitos leva um certo tempo e pode ser estressante no começo, mas já adiantamos que isso beneficiará – e muito – sua qualidade de vida!

O que queremos é que você se esforce para ter uma rotina saudável. Nós sabemos que cada um tem um cotidiano diferente. Às vezes, os compromissos atrapalham as boas noites de sono, por exemplo. Porém, isso não é uma justificativa para negligenciar sempre esse ponto. Se não dormiu bem uma noite, tudo bem, faça questão de dormir 8 horas na próxima.

Nós vamos te ajudar a engrenar uma rotina saudável, para isso, colocamos 6 pontos que você pode adotar como hábito. Confira ao longo do texto e conte para nós quantos deles fazem parte do seu dia a dia. Vamos conhecer?!

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1. Tenha uma alimentação saudável

A chave para um corpo sadio é a alimentação, afinal de contas ele é reflexo daquilo que ingerimos. Por exemplo: gorduras corporais refletem uma dieta hipercalórica, pele amarela denuncia a falta de ferro, câimbras recorrentes mostram que há deficiência de potássio. Entende que o corpo sempre mostra para nós onde podemos melhorar?

Procure olhar mais para si e ler o que seu corpo precisa. Se os "pneuzinhos" estão maiores, diminua a ingestão de pizzas, lanches, pasteis. Uma dica: revele o masterchef que há em você, em outras palavras, deixa a preguiça de lado e cozinhe mais. Com isso, é possível escolher alimentos ricos em fibras, proteínas e vitaminas, diferente do que acontece com os industrializados.

Um dos maiores erros que cometemos é comprar muita comida industrializada. É claro que elas facilitam muito a nossa vida, afinal de contas é só abrir um pacote e comer o que veio dentro. É rápido e mata fome, mas isso não é benéfico para o corpo quando se torna um hábito. Comidas prontas apresentam conservantes, sódio e outros produtos químicos.

Esses conteúdos vão te ajudar na escolha de alimentos saudáveis:

+ Dieta low carb: conheça os benefícios e o que comer;

+ Lanches pré-treino: conheça 12 alimentos e 3 receitas que dão energia;

+ O que comer no pós treino para emagrecer?;


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2. Beba água

A segunda parte de uma rotina saudável também envolve ingestão, mas dessa vez são os líquidos. A água é a principal fonte de hidratação para manter funcionamento corporal. Sem ela as reações químicas vitais não acontecem, a cognição é afetada, o trabalho do intestino fica comprometido e a eliminação de toxinas não ocorre.

Já viu como uma engrenagem enferrujada funciona? Bom, com muita dificuldade! É dessa maneira que o corpo trabalha sem a água. Ele não pode parar de funcionar por isso mantém todas as "engrenagens" ativas, só que o esforço feito para manter os órgãos funcionando danifica todo mundo. Beba água!

Dica: o corpo precisa de 35ml por quilo. Multiplique esse valor pelo peso e saberá quanto de água tomar diariamente.

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3. Pratique atividade física

Somos apaixonados por exercício físico, isso é perceptível, concorda? E essa paixão tem muito sentido, uma vez que a atividade física só promove melhorias no corpo, tanto em condicionamento físico quanto mental. A título de curiosidade, nós elencamos 8 benefícios que a prática de atividade física proporciona olha só:

  1. Aumenta a imunidade;
  2. Combate os níveis de estresse;
  3. Reduz as chances de doenças cardiovasculares;
  4. Auxilia no controle de peso;
  5. Fortalece os ossos;
  6. Aprimora a resistência muscular e a força;
  7. Regula o sono;
  8. Melhora a disposição.

Mude de vida! Existem 7 exercícios físicos para iniciantes que são fáceis de praticar e muito eficazes. Até uma brincadeira de criança, como pular corda, pode virar exercício. Vamos treinar!

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4. Tenha um hobby

Nem só de trabalho vive um homem, é preciso um passatempo para aguentar o estresse da rotina. Por isso é essencial ter um entretenimento. Exemplos de hobbies: pintar quadros, ouvir música, escrever, ler, tocar instrumentos, assistir filme, cozinhar, meditar, tirar fotos, enfim... faça algo por você!

Entre tantas maneiras de relaxar, nós queremos saber uma coisa: o que você faz no dia a dia para te fazer bem? O lema de quem vive na correria é ser produtivo o tempo todo, mas nossa mente precisa de um tempo de descanso. Sem esses momento de descompressão é impossível ter uma rotina saudável a longo prazo. Por isso, faça algo que goste. Tenha um tempo para você!

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5. Faça terapia

Seguindo a mesma linhagem de ter um tempo para si, a terapia é uma maneira eficaz de organizar os pensamentos e emoções. Muitas pessoas tem o receio de fazer terapia por pensarem que é "algo para pessoas doentes", mas não é bem assim que funciona. Um terapeuta ajuda o paciente a entender a si mesmo e saber lidar com as próprias emoções.

Inclusive, fazer terapia entra na rotina de cuidar de si, já que ensina a resolver os conflitos de relacionamentos, autoestima baixa, ansiedade, depressão, ajuda a passar pelo processo do luto e tantas outras queixas. Devido a esses pontos ela não é vaidade, não é luxo e não é "para loucos", a terapia é para ajudar você a conquistar uma mente saudável.

Um conselho: agregue a técnica dos "3 motivos para agradecer". Esse método consiste em escrever 3 motivos que você é grato por desfrutar, pode ser ganhar um abraço, atingir uma meta, comprar algo novo, o que quiser.

Lembre-se, existirão dias "do avesso", onde parece que nada funciona, mas saiba que sempre há motivos para agradecer pelo dia. Aplique esse método para enxergar as coisas boas acontecendo!

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6. Durma bem e acorde cedo

O dormir bem é relativo, alguns sentem-se totalmente renovados com 6 horas de sono enquanto outros precisam de 10 horas. O certo é, ter um descanso de qualidade é a base para um dia produtivo. Já passou uma noite em claro? O dia seguinte torna-se um caos devido a sonolência, canseira, mau humor, alto nível de estresse e falta de atenção.

O importante é permitir que o corpo passe pelas fases do sono e atinja o REM, o ápice, que é o verdadeiro sono do descanso. Então procure realizar a higiene do sono antes de deitar. Fique longe da luz azul dos smartphones e TVs, evite tomar cafeína ou energético pelo menos duas horas antes de dormir e deixe as luzes mais baixas, isso ajudará a dormir melhor.

Além disso, procure levantar cedo. Nós conseguimos fazer muita coisa antes das 8h. Podemos ler um livro, fazer meditação ou praticar uma atividade física, essas pequenas atitudes no começo do dia tornam o restante mais fácil de concluir.

Se você ainda não está acostumado a levantar cedo, tente acordar 1 hora antes do habitual. Essa pequena mudança te permitirá organizar o dia, preparar um café da manhã gostoso e tomar um banho tranquilo.

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Estes são os principais pontos para ter uma rotina saudável. As vezes não conseguimos cumprir todos, mas podemos pelo menos ter uma boa noite de sono, ter um hobby ou praticar exercícios, concorda? Faça essas mudanças para ter bem estar.

Continue acompanhando o blog da Holyfit pois, semanalmente, nós postamos conteúdos interessantes. Agora, convido você a conhecer seu biotipo corporal, como dito anteriormente, precisamos conhecer nosso corpo para aprimorá-lo.

Espero você no próximo post!

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