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Exercícios Físicos

Treinamento Funcional Define o Corpo? Entenda com a Holyfit!

Publicado em 10.12.2021 | comentários
25 visualizações
Imagem do autor Ricardo Alves
Ricardo Alves
Redator da Holyfit

O treinamento funcional é sim capaz de definir os músculos e tonificar o corpo, isso porque os exercícios realizados no momento do treino conseguem trabalhar várias partes da nossa estrutura corporal de uma só vez. É exatamente por esse fato que inúmeras pessoas estão deixando de lado outros tipos de atividades para aderir ao funcional.

Mas não pense que isso é feito em um passe de mágicas, viu? É necessário muito esforço e dedicação para começar a ver os primeiros resultados. Secar barriga, definir as coxas e os braços é uma das premissas desse tipo de exercício que, se formos analisar bem de pertinho, é ainda mais pesado que a musculação, por exemplo.

Devemos dizer que é um ótimo caminho se você deseja melhorar o condicionamento físico, assim como a saúde. Sem contar os benefícios que envolvem a preparação do corpo humano para lidar com tarefas diárias. O recomendado é iniciar os treinos de maneira leve, ainda mais se você está começando agora.

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre as características dos exercícios funcionais e descobrir como eles funcionam? Então é só continuar acompanhando a leitura, pois hoje nós trouxemos um conteúdo que vai te deixar por dentro do que fazer para definir o corpo a partir dessas atividades físicas. Vamos lá!

Quais são os melhores treinos funcionais para definir o corpo?

Um grande ponto positivo do treino funcional é a possibilidade de realizá-lo em sua própria residência. Entretanto, é de extrema importância manter o acompanhamento com um especialista, principalmente se você estiver decidido a quebrar as barreiras do sedentarismo.

O recomendado é realizar um check-up geral antes de dar início ao treino funcional, uma vez que ele exige mais do sistema cardiovascular e respiratório. Após isso, o seu médico ou fisioterapeuta deve auxiliá-lo quanto a forma correta de realizar os movimentos.

Depois que pegar prática, é possível começar a fazer as atividades físicas em casa. Você vai ver que essa é uma modalidade fantástica para unir exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Então, que tal dar uma olhada em 3, dos vários tipos de exercícios disponíveis à realização? Veja só:

Prancha

Há quem ame e quem odeie a famosa posição de prancha. Ela é conhecida pela dificuldade que as pessoas têm em permanecer na postura adequada depois de algum tempo, já que é um exercício que trabalha a sustentação corporal, os músculos e também a concentração.

A prancha deve ser feita no chão com ajuda de um colchonete de academia. Deitado de barriga para baixo, você vai apoiar os cotovelos na superfície acolchoada e apoiar as pontas dos pés no chão. A parte do tronco precisa ficar totalmente alinhada para frente sem apoiar os joelhos no chão.

Fique na posição por, no mínimo, 30 segundos e repita o processo 3 vezes.

exercicio prancha blog

Agachamento

Esse é um dos exercícios mais tradicionais e conhecidos no universo fitness. Ele é fácil de ser realizado e trabalha várias regiões do corpo ao mesmo tempo, especialmente os membros inferiores. Há vários tipos de agachamentos possíveis de serem feitos, tanto sem nenhum instrumento complementar ou, se preferir, com ajuda de uma bola de ginástica.

Deixe os pés um do lado do outro e fique com os joelhos levemente flexionados. Projete os quadris para trás enquanto realiza o movimento de agachar e volte para a posição inicial. Repita 15 vezes e, assim como na opção citada acima, marque séries de 3.

um exercicio de agachamento blog

Corda Naval

Se você quer alcançar um bom índice de gasto calórico e definição dos músculos superiores, esse é um dos exercícios mais indicados na modalidade funcional. Pode parecer fácil, mas é um movimento que exige muita força e habilidade na hora de segurar a corda naval, que não é nada leve.

Para realizar a atividade de maneira correta, é necessário agarrar as pontas do equipamento e começar a agitá-las de maneira a formar ondas. Procure colocar toda força na hora de fazer o exercício, pois é possível gastar mais de 500 calorias por aula quando os movimentos são efetivos.

exercicio corda naval blog

Quais são os benefícios do treinamento funcional?

As vantagens em inserir o treinamento funcional em sua rotina são realmente incríveis, já que trabalham o conjunto da obra – ou, no caso, o corpo – como um todo. E não pense que estamos falando somente da musculatura, viu? A coordenação motora, a postura corporal e a perda de peso também são beneficiadas com as atividades.

O melhor é que, depois de possuir aval clínico, qualquer pessoa pode praticar esse tipo de exercício. Existem locais em que são montados grupos para idades específicas, ou seja, infantil, jovem, adulto e melhor idade. Assim, fica mais fácil coordenar um treino mais assertivo para cada faixa etária, priorizando os principais benefícios do funcional, que são:

  • Auxilia no emagrecimento saudável: por meio de uma dieta balanceada e práticas contínuas dos treinos funcionais, o emagrecimento é conquistado de maneira saudável. A corda, por exemplo, é uma ótima aliada para redução de peso;
  • Aumenta a Resistência Muscular: é possível perceber um bom aumento da resistência muscular a longo prazo, em especial na hora de realizar atividades diárias;
  • Melhora o Sistema Cardiorrespiratório: esse é um dos grande beneficiados pela prática do funcional, uma vez que a frequência cardíaca e respiração são trabalhadas com intensidade;
  • Desenvolve a flexibilidade: ao fazer os exercícios, você vai perceber uma grande melhora na flexibilidade, já que são movimentos que atuam no corpo inteiro.

Em média, quanto tempo dura um treino completo de funcional?

Em média, o treino de funcional dura cerca de 50 minutos a 1 hora, sendo possível perder pouco mais de 1000 calorias ao depender do nível de intensidade. No começo pode parecer uma modalidade difícil, mas conforme o tempo passa e você alcança um melhor condicionamento físico, os movimentos são realizados mais facilmente.

Mas, lembre-se que os resultados levam algum tempo para, de fato, aparecer. A perda de peso é possível ser vista de maneira mais rápida, entretanto a definição muscular aparece depois de – no mínimo – 3 meses de treino contínuo. Isso porque depende de organismo para organismo, já que fatores genéticos podem ter influência nos resultados.

Então, comece e tenha em mente a transformação do seu corpo a longo prazo. O primordial é se identificar com essa modalidade e aproveitar cada segundo de gasto calórico. Os resultados, assim como em outras práticas, vêm com o tempo!

E então, o que achou do nosso blogpost? Esperamos que tenha sido esclarecedor e motivador para dar início aos treinos funcionais. Aproveite e compartilhe com seus amigos, quem sabe essa não é uma oportunidade de começar a se movimentar em conjunto?

Por hoje ficamos por aqui. Até o próximo post!

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