icone sacola
0
Seu carrinho está vazio :(

Clique aqui e seja exclusivo!

botão whats

Exercícios Físicos

Tudo sobre os melhores alongamentos para idosos: com a Holyfit

Publicado em 22.10.2021 | comentários
95 visualizações
Imagem do autor Ricardo Alves
Ricardo Alves
Redator da Holyfit

A terceira idade, ao contrário do que muitas pessoas pensam, pode ser uma fase cheia de atividades. A experiência adquirida através dos anos nos ajuda a entender o mundo ao nosso redor e tudo isso alinhado a uma rotina ativa faz muito bem a todo nosso organismo.

O problema é que nesse período da vida nosso corpo já está cansado e desgastado, algumas tarefas simples podem ser tornar difíceis e a saúde já não é mais a mesma.

Mas fique tranquilo, existem atividades físicas simples que podem te ajudar a manter uma boa saúde mesmo com a idade avançada, são os famosos alongamentos.

Pensando na sua saúde e bem-estar, a Holyfit preparou um conteúdo com tudo que você precisar saber para já começar a se alongar, ou ajudar outra pessoa a fazer isso. Continue a leitura e confira!

Por que alongar na terceira idade?

Os alongamentos são movimentos simples que melhoram a flexibilidade do corpo e nos preparam para alguma atividade física mais exigente, como correr ou fazer musculação. Veja alguns dos benefícios que os alongamentos para idosos oferecem:

  • Aumenta a flexibilidade dos músculos e das articulações;
  • Aumenta a disposição:
  • Prepara o corpo para outras atividades;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Previne lesões;
  • Sensação de bem-estar.

Para conseguir todos esses benefícios é preciso realizar os alongamentos da maneira correta. Se for preciso contrate um profissional para te auxiliar durante os movimentos.

Alongamentos para a coluna: ideal para idosos

Quando for realizar esses movimentos, observe todos os pontos já citados para não prejudicar sua coluna. O primeiro movimento consiste em ficar em pé e tentar tocar o chão estendendo os braços, sem dobrar os joelhos.

Não se preocupe em tocar o chão, realize o movimento até onde se sentir confortável. Faça isso por cerca de 10 segundos e levante com cuidado. Ainda em pé coloque suas mãos no quadril e jogue o tronco para trás, projetando o quadril para frente.

Jogue a cabeça para trás com cuidado. Fique na posição por mais 10 segundos e retorne o corpo para a posição inicial. Com esses movimentos você aumenta sua flexibilidade de maneira gradual e segura.

homem alongando a coluna com os bracos no chao

Alongamentos para os membros

Os alongamentos para os membros são muito eficientes quando feitos da maneira correta, pois acabam usando o corpo todo no processo. Os exemplos a seguir devem ser feitos sob um colchonete ou um tatame.

Deite com a barriga para cima e leve o joelho até o peito com cuidado para não forçar nenhuma articulação. Use as mãos para segurar a perna nessa posição por cerca de 15 segundos. Repita o processo com a outra perna.

Outro alongamento que utiliza tanto braços quanto pernas será explicado a seguir. Basta ficar sentado, esticar as pernas na frente do corpo e tentar tocar a mão nos dedos dos pés. Tente tocar a ponta dos pés por 15 segundos e, se conseguir, fique na posição pelo tempo determinado.

Para finalizar, estenda um braço na frente do corpo, virando a palma da mão para a frente. Use a outra mão para forçar os dedos da mão que está sendo flexionada para trás. Mantenha por 15 segundos e inverta os membros.

idosos alongando os membros

Alongamento para pescoço

O pescoço também deve ser alongado, lembre-se de realizar o movimento com calma e suavidade. Para alongar esse músculo de maneira segura basta ficar de pé e inclinar a cabeça para o lado.

Apoie uma mão no quadril e a outra na orelha, mas não empurre. Só o peso do braço já é o suficiente. Mantenha a posição por 10 segundos e repita o processo, dessa vez inclinando a cabeça para o outro lado.

idosos alongando a coluna com braco na cintura

Pós alongamento

Agora você já está pronto para as atividades do dia, seu corpo já está alongado e "quente" para outras atividades como uma caminhada no parque, que é indicada para todas as idades. Ou mesmo as coisas do dia a dia como varrer a casa e cuidar do jardim.

Antes de finalizarmos, porém, vamos deixar algumas dicas de cuidados que todos precisamos ter ao praticar alongamentos. Olha só:

homem idoso correndo ao ar livre

Cuidados com os alongamentos para idosos

Esses cuidados devem ser observados principalmente pelas pessoas com idade avançada, para evitar qualquer tipo de dano. Leia com atenção.

Procure orientação médica

Consulte um médico antes de realizar qualquer atividade física. Escolha um profissional da saúde de sua confiança para fazer a avaliação, ele poderá determinar quais alongamentos devem e quais não devem ser feitos.

Isso é importante porque na terceira idade nosso corpo já passou por muitas situações e talvez tenha adquirido algum problema específico que pode ser agravado com o alongamento incorreto.

idoso se alongando com supervisao de medica

Não faça exercícios em jejum

O jejum é uma prática que traz diversos benefícios, inclusive, temos um post sobre jejum intermitente, lá você irá conseguir mais informações. Essa prática milenar pode nos auxiliar a ter uma boa saúde, mas deve ser evitada na hora dos alongamentos.

Qualquer tipo de atividade física exige esforço e energia do nosso organismo, na terceira idade esse esforço pode ser ainda maior. Por isso não faça alongamentos de barriga vazia, nem logo após a refeição, para evitar a indigestão.

Escolha roupas adequadas e o local certo

Esse é um ponto que normalmente não recebe a atenção que deveria: o uso das roupas adequadas. Elas são feitas com a intenção de serem usadas durante as atividades físicas, facilitando e até melhorando os movimentos.

Roupas próprias para exercícios são recomendadas principalmente para as pessoas da terceira idade, que precisam de liberdade nos movimentos. Também é importante se atentar para o local em que os alongamentos serão feitos.

Procure um lugar livre de móveis com quinas pontudas, como mesas e bancadas. Veja também se o piso não é escorregadio, se for preciso use um colchonete ou um tapete para realizar os movimentos com segurança.

idosos se alongando em casa

Respeite seus limites

Os alongamentos para idosos devem ser feitos com cuidado e atenção. Se não estiver se sentindo confiante para se alongar sozinho não hesite em pedir ajuda ou procurar outras pessoas para fazerem com você.

Se sentir que o movimento está prejudicando algum músculo, pare-o imediatamente. Nosso corpo é uma máquina que possui limites, quando ultrapassamos esses limites podemos desenvolver graves sequelas.

Por isso se atente aos sinais que o organismo dá e evite fazer movimentos que danifiquem seu corpo. Também é preciso realizar os alongamentos da maneira correta, seguindo os passos com cuidado.

idosos se alongando

E aí, gostou do post? Confira também nosso conteúdo com dicas de exercícios para idosos e complete seu quadro de atividades físicas. Se ainda tiver dúvidas sobre os alongamentos veja nosso post com 12 motivos pelos quais você deve se alongar. Obrigado e até o próximo post!

Comentários

Holyfit e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.