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Jejum Intermitente e Treino: Conheça os Benefícios!

Publicado em 31.03.2021 | comentários
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Imagem do autor Ricardo Alves
Ricardo Alves
Redator da Holyfit

Conseguir bons resultados no treino depende de diversos fatores, dentre eles podemos destacar a execução correta dos movimentos, a periodicidade dos exercícios físicos e o investimento em uma dieta alimentar mais balanceada, com alimentos direcionados ao seu objetivo.

Em se tratando de alimentação, uma prática que tem ganhado espaço entre pessoas que tem no estilo fitness um modelo de vida saudável, é o jejum intermitente associado ao treino. Você sabe o que ele é, e quais benefícios pode trazer – quando feito de maneira correta – e incorporado ao treino?

Pensando nisso, nós da Holyfit elaboramos um conteúdo super instrutivo que pode te ajudar a ver, na prática do jejum intermitente, uma nova oportunidade de ter ganhos muito mais efetivos e que te levem ao seu objetivo final de maneira mais rápida e saudável. Quer saber tudo a respeito do tema? Confira a continuação do post na sequência!

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Como o jejum intermitente funciona em nosso organismo?

Biologicamente falando, nosso corpo possui duas condições alimentares. Sendo uma a condição de estar alimentado – que trata-se de nosso corpo ter ingerido comida – e a condição alimentar de estar em jejum – quando não ingerimos nenhum tipo de alimento. 

Assim, o nosso organismo quando identifica esses estados, funciona de maneira diferente e especial para cada um deles. Como assim? Bem, quando fazemos nossas refeições o nosso corpo trabalha de maneira concentrada para que o metabolismo consiga armazenar energia.

Contudo, quando aderimos ao jejum intermitente – que consiste em intercalar momentos de alimentação livres com períodos mais longos sem nenhum tipo de ingestão calórica – quando é chegado o momento de ingerir alimentos, nosso corpo entende que precisa armazenar energia para repor as reservas que foram gastas no momentos de jejum prolongado ou de atividades físicas.

É nesse momento que nosso corpo libera certas substâncias, como a insulina, responsável por estimular a reconstrução dos músculos – que sofreram lesões pelo treino – bem como a reposição de energia – dispensada no período do jejum. Todo esse sistema combinado é chamado de período anabólico.

Mais precisamente em relação ao jejum intermitente, quando estamos nessa condição, nosso corpo entende que é necessário manter o índice glicêmico em nosso sangue de apenas 5mg/L. Isso significa que nossos órgãos deixaram – aos poucos – de consumir glicose.

Com essa diminuição, o corpo acaba se adaptando ao baixo nível de nutrientes e se adapta a essa falta. Contudo, o organismo continua necessitando deles para gerar energia e se manter funcional, é nesse momento que ele começa a entrar em cetose.

A cetose é um processo que é ativado quando deixamos de ingerir glicose e passamos a consumir o que é chamado de corpos cetônicos. Assim, ocorre uma diminuição da insulina e glicemia no estado de jejum, no mesmo momento em que a diminuição do índice de gordura aumenta.

Aqui no blog temos um conteúdo sobre catabolização que pode te interessar!

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Como organizar o jejum intermitente? 

A estrutura do jejum pode ser dividida em horas de jejum e horas alimentares. As mais comuns e usadas são: 12h/12h, 14h/10h, 16h/8h e 20h/4h. Isso quer dizer, por exemplo, que você pode comer durante 12 horas, porém durante as outras 12 você não deverá ingerir nenhum tipo de alimento.

É importante ressaltar que – cientificamente falando – mesmo o jejum intermitente sendo usado para fins de emagrecimento, ele não possui relação direta com isso. Porém, ele realmente atua regulando o nosso metabolismo, já que controla momentos em que há síndromes metabólicas. 

Ah, esses benefícios não são exclusivos de apenas um formato de jejum, contudo é importante – para realmente funcionar – que esses períodos sejam feitos por mais de oito horas. E é claro, não se esqueça de garantir acompanhamento médico para que essa alternativa ofereça apenas benefícios a sua saúde!

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Jejum intermitente e treino!

Assim como o jejum intermitente, a atividade física também ajuda a diminuir o índice de glicemia em nosso corpo, fortalece nossa resistência à insulina, além de também – em alguns casos – oportunizar a criação de corpos cetônicos.

Diante disso, muitas pessoas têm se preocupado em combiná-los com a finalidade de conseguir melhores resultados. Contudo é importante fazê-los de maneira adequada, para evitar certos desconfortos.

Com isso, essa união pode ser estabelecida de duas formas: a primeira consiste em fazer exercícios físicos no período de jejum e a segunda em executá-los quando tiver consumido alimentos. Caso você opte por treinar em jejum, atente-se para como o seu corpo se comporta, caso sinta fraqueza e dores de cabeça, será necessária a ingestão de carboidratos de rápida absorção.

Agora, caso você queira praticar o seu treino em momentos de ingestão livre, é importante considerar que sua dieta siga priorizando a ingestão de nutrientes importantes para uma boa recuperação do corpo.

Um ótimo exemplo para começar é prática é não iniciar o processo com um com um jejum muito longo, optando pelo formato 12h/12h ou 14h/10h e treinar enquanto estiver alimentado. Futuramente, com um pouco mais de adaptação e experiência, é aconselhado executar exercícios leves no período em jejum.

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Ah, aqui no blog nós temos um texto muito legal sobre como manter a periodização no treino para auxiliar na queima mais eficiente de gordura. Depois dê uma passadinha por lá e confira!

Mesmo não havendo relação direta entre a combinação das duas práticas, muitas pessoas acreditam que inu-las pode trazer melhores resultados. Contudo, como ambos trabalham com redução da glicose, eles têm realmente a ajudar o nosso organismo a secar gordura.

Gostando do nosso conteúdo? Por aqui nós sempre procuramos trazer diversas informações interessantes sobre o universo fitness. Continue conosco! Aproveite para fazer a leitura do nosso post sobre como identificar o seu biotipo corporal e entender quais são os exercícios mais indicados para ele. Te vejo por lá, tudo bem?

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